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Refeição balanceada seguindo a pirâmide alimentar

Refeição balanceada seguindo a pirâmide alimentar

Apesar de ter nascido em 1992, as suas origens remontam à década de 20, quando as autoridades de saúde dos Estados Unidos tornaram-se consciente da importância de uma boa nutrição. Em princípio, a Piramide Alimentar divide os alimentos, o seu tamanho, a partir da base ao vértice superior.

Desde então, foi alterada várias vezes para se adaptar a novos hábitos de vida e as especificações nutricionais de cada país. As mudanças mais importantes foram em 2005 e em 2011.

O primeiro criou uma pirâmide alimentar, em vez de dividir os grupos de alimentos na horizontal, fez se o corte vertical e com cores. O resultado foi quadro muito complexo para “ler”. E o último, apresentado pela primeira-dama dos Estados Unidos, é tão simples que não consegue-se entender nada.

Pirâmide alimentar
Mas voltando ao início: a pirâmide original, que classifica os alimentos por sua importância na dieta da base para o ápice. Este esquema, mais fácil de entender, a divididos em 6 grupos, os quais são, de baixo para cima:

    Cereais (incluindo o arroz), farinha, biscoitos e laticínios (macarrão), cujo consumo deve ser de 2 a 3 porções por dia.

  • Frutas e legumes (3 porções por dia).
  • Leite e produtos lácteos (não especificado teor de gordura), que devem ser consumidos diariamente.
  • Também é aconselhável a ingestão diária de proteínas de qualidade: aves, peixes, ovos e leguminosas.
  • O quinto nível é representado pela carne vermelha, carne de porco e salsichas, cujo consumo deve ser moderado.
  • Ocasionalmente são permitidas guloseimas, doces, preparados e embalados.

Comer dieta saudável e equilibrada
Portanto, se seguirmos esta pirâmide alimentar, independentemente da forma como ela é apresentada a você, ela pode trazer benefícios. Mas isso não é verdade. Na verdade, muitas empresas tem uma espécie de calculadoras que medem a quantidade de porções para o consumo. E tudo sem pedir idade, sexo, ou de doenças profissionais presentes. Portanto, o resultado pode estar errado.

Qual o problema destas pirâmides? Mas bem se sua universalidade não seja capaz de diferenciar entre o estilo de vida e alimentação de um jovem para um senhor de idade avançada.

Dieta Mediterrânica Pyramide
Portanto, a partir de diferentes meios de comunicação têm tentado adaptar essas pirâmides, pelo menos, para os estilos de vida de cada região ou país. Há, também, uma especificamente para vegetarianos. Isto é o que é feito com a pirâmide alimentar dieta mediterrânea propõe muito brevemente:

  • Descanso, convivência e socialização atividades no mesmo exercício.
  • Comer produtos frescos e sazonais.
  • Beba água e chás de ervas.
  • Frutas e vegetais, partes moderado azeite a BP com cereais e seus derivados.
  • A ênfase é colocada sobre as ervas, alho, cebola e nozes, que estão no segundo nível.
  • No terceiro nível é o leite, o que tem de ser pobre em gordura.
  • Consumo semanal (alternando) são carne branca, peixe, legumes e ovos.
  • Ocasionais batatas, carne vermelha e produtos embalados.
  • apreciação de doces.

Naturalmente, as diferentes pirâmides alimentares deve ser um guia e deve ser adaptado (caso seja necessário, com a ajuda de um nutricionista) com os costumes e necessidades de cada um.

Pirâmide Alimentar

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