saúde cuidados

O que é helioterapia?

O que é helioterapia

A helioterapia aproveita os benefícios terapêuticos do banho de sol para o tratamento de diferentes condições e com métodos relaxantes e anti-stress. Sua qualidade de cura já foi elogiada por egípcios e assírios desde o século V a. C. Por este modo foi construído enormes solários para desfrutar os benefícios terapêuticos dos banhos de sol.

Para que os banhos de sol sejam efetivos a helioterapia tem alguns métodos e medidas, bem como as suas precauções para cada tipo de pele. Caso contrário, se bronzear em ordem aleatória ou em excesso não só invalida os benefícios de cura, mas pode até ser prejudicial.

Como se bronzear?

A helioterapia funciona através de vários meios, mas, basicamente, temos duas formas : térmica e química / hormonal. O calor produzido pelos banhos de sol produzir essa agradável sensação de sonolência tão relaxante e benéfica para as pessoas sob estresse ou problemas nervosos.

Além disso, o relaxa a musculatura melhorando problemas de sobrecarga e contração muscular. Também produz um efeito de vasodilatação, permitindo melhor fluxo sanguíneo para os músculos, pele e outros órgãos que são beneficiados com uma maior oferta de oxigênio e nutrientes e que aceleram a recuperação de qualquer anomalia.

O banho de sol atuam no sistema químico e hormonal do corpo,gerando vitamina D que, entre outras coisas , melhora as defesas antibacterianas, os benefícios do sistema cardíaco e ósseo, aumentando a de vitamina A que, em geral,beneficia todo o sistema imunológico.

Eles também regulam os hormônios da hipófise e pineal que controlam diferentes funções hormonais, produz serotonina, endorfinas que proporcionam uma melhor disposição e maior sensação de bem-estar.

Benefícios terapêuticos Helioterapia
Banhos de sol são indicados para muitas doenças e são favoráveis para a regulação de várias funções do corpo, bem como o impacto na melhoria psicoemocional. Estas são algumas das vantagens mais importantes:

    Benefícios físicos do banho de sol

  • Rejuvenescer a pele e melhorar, em geral, mesmo no caso de espinhas.
  • Atenuar doenças autoimunes da pele tais como a psoríase.
  • Beneficiar pessoas com problemas reumáticos.
  • Prevenir o raquitismo e osteoporose.
  • Beneficiar a saúde cardiovascular.
  • Combater infecções bacterianas.
  • Dinamizar o sistema imunológico.
  • Regular a hipertensão.
  • Benefícios psicoemocionais do Banho de sol
  • Banhos de sol são relaxantes e anti-stress.
  • Produzir sentimentos de bem-estar e humor melhorar, beneficiando pessoas com depressão e prevenir o aparecimento da mesma.
  • Melhora a vida sexual dos homens (vitamina D estimula a testosterona)

Como se bronzear terapêutico
Para se beneficiar da Helioterapia e não ter prejuízos , o sol terapêutica deve ser com moderação e não cair no erro clássico de “mais é melhor”, porque o efeito é o oposto. Não se esqueça de que um dos cânceres mais comuns (câncer de pele) deve estar em excesso ou inadequada exposição ao sol.

Regras básicas
Não banho de sol em horários de pico, como a intensidade solar 12:00-16:00 horas, especialmente nos meses de verão. Comece o suas progressivamente sessões de tratamento helioterapia menos de 15 minutos e, gradualmente, aumentar o tempo de exposição. Quando você pode levar 10 dias para um máximo de 50 minutos. No caso da pele das crianças é mais sensível e tempo de exposição deve ser menor.

Proteja sua cabeça e os olhos com óculos de sol e sensibilidade da pele protetor solar por tipo e não expor demais. Apesar de estas precauções tomar um banho de sol deve ser relaxante, mas estimulante, se você deixar muito inchado está sendo ultrapassado. Após a sessão, com refrigeração a água, ponto de partida, depois de esfregar os braços, pernas, costas e finalmente o abdômen.

    Contra indicação para a Helioterapia
    Há casos em que sol não é indicado:

  • Falta de vitamina B12 (anemia perniciosa)
  • Nefrite (inflamação nos rins)
  • Serofibrinosas pleurisia.
  • Doença de Addison.
  • Alergia Solar (actínica)
  • Doença cardíaca grave.
  • Fotossensibilidade.
  • Hipertireoidismo.
  • Insônia.

Se você tiver alguma duvida se deve ou não se bronzear, consulte o seu médico, que será o seu melhor guia.

Helioterapia

Posts recentes Mais Visitados

Saúde Cuidados Relacionadas com O que é helioterapia?

    Algoterapia: Benefícios do Fundo do Mar

    Algoterapia: Benefícios do Fundo do Mar

    Quem teria pensado que as algas, essas plantinhas encontradas no fundo do mar, escondendo muitas propriedades seria uma das nossas melhores aliadas no combate a celulite. Estas sao de varios tipos e...Continue Lendo

    Banhe-se e beneficie a sua saúde!

    Banhe-se e beneficie a sua saúde!

    Um bom banho pode ajudar a eliminar o estresse, proteger a pele e prevenir doencas se voce o combinar com determinadas substancias. Quer saber como voce pode beneficiar sua saude com um banho? Aqui n...Continue Lendo

    O que aconteceria se você tomar muita vitamina C?

    O que aconteceria se você tomar muita vitamina C?

    o que aconteceria se voce tomar muita vitamina C? levando-se em conta as recomendacoes variam de acordo com sexo e idade, bem como situacoes de gravidas e lactantes, podemos dizer que ha pessoas a qu...Continue Lendo

    Contra Indicação da Pressoterapia

    Contra Indicação da Pressoterapia

    Vamos analisar as contraindicacoes da Pressoterapia que podem causar problemas de saude a quem recebem este tratamento tao popular nos ultimos anos no campo da estetica. Os riscos e os perigos da su...Continue Lendo

Deixe Um Comentario para Saúde Cuidados O que é helioterapia?

Nenhum Comentario para Saúde Cuidados O que é helioterapia?

Você está lendo um artigo da categoria: Saúde do Corpo , de nome O que é helioterapia?