saúde cuidados

Muito sol muito neste verão? Conheça os contras da exposição ao sol!

Muito sol muito neste verão? Conheça os contras da exposição ao sol

Você gosta de se bronzear? Você acha que sua pele bronzeada faz você ficar bonita? A verdade é que para muitas e muitos de nós é muito bonito ter a pele dourada, mas nem todo mundo está ciente do que exatamente acontece no nosso corpo quando passamos horas ao sol.

Quanto é saudável? O corpo tem a melanina, que é um pigmento produzida por células chamadas melanócitos. Este pigmento nos protege do sol.

Os raios do sol emitem dois tipos de radiação ultravioleta, que passa através da atmosfera: UVA e UVB. A radiação UVB queima a camada superior da pele, causando as queimaduras solares

UVA, UVB qual é pior?

Ambas as radiações aceleram o envelhecimento da pele, mas a radiação UVA é mais prejudicial, uma vez que é ela que pode atravessar a epiderme e chegar ao local onde estão os vasos sanguíneos, e nervos. E se esses raios ficam em contato prolongado com a nossa pele, corremos o risco de prejudicar nossas células.

O câncer de pele é causado pelo sol?

Sim ele é, mas ele é um dos muitos fatores que o causam, uma vez que nem todos os casos de câncer de pele são pela exposição ao sol.

Isso depende de três coisas:

  • Tempo de exposição ao sol;
  • A cor da pele;
  • Muito sol muito neste verão? Conheça os contras da exposição ao sol 1

  • O uso de filtros solares com radiação UV artificial.

Quem tem maior risco de contrair câncer de pele?

Pessoas de pele, cabelos e olhos claros são as mais propensas a ter queimaduras por bronzeamento, ou seja, essas pessoas têm um maior risco de danos causados pelo sol do que as pessoas de pele mais escura, porque a pele clara tem menos pigmento de proteção (melanina).

Como são as queimaduras?

As queimaduras podem ser de primeiro, segundo e terceiro grau, mas todas produzem vermelhidão, que geralmente aparecem dentro de horas após a exposição ao sol e podem levar vários dias ou semanas para desaparecer.

A queimadura de segundo grau é ainda mais dolorosa do que a de primeiro grau, porque além da vermelhidão, ela também causa inflamação e bolhas na pele.

Os médicos recomendam que não devemos estourar as bolhas, porque elas são uma fonte de umidade e proteção para a pele exposta, estourar uma destas aumenta o risco de infecção.

Os analgésicos, como a aspirina ou o ibuprofeno, compressas frias, aloe vera ou cremes hidratantes, podem ajudar a reduzir a dor e o desconforto.

Finalmente

Antes de se bronzear, pense que mais de 80 % das rugas de envelhecimento são devido ao bronzeado, pois se verifica que os raios ultravioletas danificam as fibras elásticas da nossa pele, fazendo-a perder a capacidade de retornar ao seu estado natural.

Confira dicas de como se proteger do sol neste verão
Posts recentes Mais Visitados

Saúde Cuidados Relacionadas com Muito sol muito neste verão? Conheça os contras da exposição ao sol!

    Como fazer um protetor solar caseiro

    Como fazer um protetor solar caseiro

    Devemos tomar certas precaucoes quando se usa um filtro solar caseiro porque alguns deles nao tem filtros, ou fatores de protecao solar para que possa se bronzear com tranquilidade, diferentemente do...Continue Lendo

    Prepare os seus pés para o verão!

    Prepare os seus pés para o verão

    Ja chegou o verao, mas seus pes nao estao a altura dele? Nao se desespere, temos uma lista de dicas para voce cuidar de seus pes. O que acontece se voce nao cuida dos seus pes? Sabemos que nossos pes...Continue Lendo

    Cuidados com a pele após o sol

    Cuidados com a pele após o sol

    O cuidado da pele e essencial em todos os momentos, mas a grande exposicao ao sol deixa a nossa pele danificada. Mesmo que usemos o protetor solar e bronzeadores. O bronzeamento e uma protecao natura...Continue Lendo

    O sexo melhora a saúde e prolonga a vida

    O sexo melhora a saúde e prolonga a vida

    Sexo e saude estao relacionados, como e provado por um estudo realizado pela Universidade de Queens, em Belfast, em uma amostra de 1.000 homens de meia -idade ao longo de duas decadas, tem sido mostr...Continue Lendo

Deixe Um Comentario para Saúde Cuidados Muito sol muito neste verão? Conheça os contras da exposição ao sol!

Nenhum Comentario para Saúde Cuidados Muito sol muito neste verão? Conheça os contras da exposição ao sol!

Você está lendo um artigo da categoria: Saúde do Corpo , de nome Muito sol muito neste verão? Conheça os contras da exposição ao sol!