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Medicina Ortomolecular

Medicina Ortomolecular

Medicina ortomolecular, embora tendo precedente anterior, nasceu em 1968 a partir de pesquisas sobre moléculas pelo ganhador do Prêmio Nobel químico Linus Pauling. Desde então, ele vem ganhando adeptos de todos os tipos e, nas últimas décadas, tem recebido um impulso adicional devido ao numero de famosos aderindo aos tratamentos.

Esta tendência considera que tanto o transtorno leve (falta de atenção, alergias, cansaço, apatia ou fadiga) como doenças mais significativas (desde o câncer a doença de Alzheimer passando pela depressão), são devido a deficiências nutricionais (vitaminas , enzimas e minerais). Ao completar essas deficiências o organismo através da sinergia, reequilibra e inicia o caminho para a saúde.

Dieta Ortomolecular
Portanto, se estudarmos (através de um teste global) de histórico médico, dos costumes e hábitos diários do paciente, pode-se especificar doenças de todos os tipos. Este teste é, então, completo com a análise, que não é realizada pelaa medicina tradicional.

Dieta Ortomolecular é tão individualizada e adaptado a cada caso, mas, em geral, tem uma série de características comuns a seguir ao pé da letra.

Alimentação Ortomolecular

    Muito resumidamente teremos o seguinte:

  • Tem se que comer relachadamente e mastigando com muita frequência .
  • Dê sempre preferência à água mineral ou livre de cloro.
  • Eliminar alimentos refinados, processados com exceção do sal e açúcar.
  • Dar preferência para produtos sazonais, biológica ou orgânica e livres de pesticidas.
  • Reduzir ou eliminar por completo, o leite, o que provoca a erosão da parede do estômago para impedir a absorção de nutrientes. Sim, você pode fazer iogurte.
  • Comer frutas e vegetais crus em cada refeição e ao longo do dia.
  • Escolha cereal integral e sem modificações, em detrimento do elaborado e refinado.
  • Praticamente eliminar a ingestão de gordura.
  • Predominam alimentos de origem vegetal (com um maior teor de vitaminas e minerais), em detrimento da proteína rica (aves, carne e peixe).
  • Retire a carne da dieta.
  • Reduzir o consumo de proteína animal para duas ou três porções por semana.

Perigos da ortomolecular

    Existe forte evidência para sugerir que um excesso de vitaminas pode produzir diversas patologias, entre os quais são os seguintes:

  • Hepatotoxicidade e envenenamento, no caso da vitamina A.
  • O sangramento (vitamina E)
  • Pedras nos rins e insuficiência renal devido ao excesso de cálcio, vitamina C ou vanádio.
  • Capacidade reprodutiva cai, aumentando iodo ou molibdênio.
  • Neurotoxicidade (vitamina B6).
  • Folatos em grandes quantidades pode mascarar complicações neurológicas graves.

A controvérsia é grande, em oposição a esta tendência nutricionistas acreditam que não há estudos suficientes para provar a sua solvência ou eficácia. E outros ainda qualificam o método como práticas de feitiçaria. Por sua parte, os seguidores dos mesmos interesses são defendidos argumentando Big Pharma.

Suplementos alternativos
Se quisermos contribuir mais nutrientes para nossa dieta, mas não quer tomar nutrientes ortomoleculares em doses elevadas pode incluir certos alimentos de acordo com a nossa necessidade:

Contribuição de vitaminas e minerais: gergelim chão, nozes, algas (para evitar o hipertireoidismo), levedura de cerveja, germe de trigo, brotos ou brotos, pólen de abelha, geléia real, etc.

Contribuição de ácidos graxos: sementes de linho à terra, sementes de chia, óleos vegetais não refinados, lecitina de soja, etc.
Contribuição de enzimas: brotos ou brotos, alimentos fermentados (chucrute, miso, picles, etc.).

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