saúde cuidados

Medicina alternativa

Medicina alternativa

A medicina alternativa abrange um conjunto de técnicas, práticas e terapias utilizadas de forma independente ou em conjunto com a medicina alopática, que visa restaurar o equilíbrio energético do indivíduo e obter a cura da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, existem mais de 300 práticas identificadas como medicinas alternativas, que são divididas em sete categorias: interações mente-corpo, terapias médicas alternativas, terapias manuais, ervas medicinais, tratamentos biológicos ou farmacológicos, nutrição e aplicações eletromagnéticas.

Homeopatia

A homeopatia é uma medicina que visa tratar os doentes e não as doenças. Para atingir esta finalidade utiliza-se o princípio de que o “similar cura o similar” e a cura do indivíduo é conseguida através da administração de uma única droga em glóbulos ou gotas. O paciente é considerado como um ser integral e nesse processo de cura são utilizados medicamentos de origem mineral, vegetal ou animal, em diversas diluições, o que geralmente não têm efeitos colaterais.

Acupuntura

A acupuntura é utilizada pela medicina tradicional chinesa para restabelecer o equilíbrio entre os pólos do corpo que se encontram em desarmonia. A acupuntura utiliza agulhas que ao serem introduzidas em locais específicos do corpo, estimulam a passagem de energia e restauram o equilíbrio energético ajudando a cura e o bem estar físico.

Florais de Bach

Medicina alternativa 1

Os florais de Bach são uma terapia baseada em uma série de essências naturais extraídas das flores que possuem propriedades curativas e que estimulam a capacidade do organismo para equilibrar-se a si mesmo. Esta terapia floral visa combater estresse, depressão, ansiedade, medos e angustias , ajudando a ter uma atitude positiva ante a doença e seu processo de cura. Desde 1930 os florais de Bach são tidos como medicina alternativa.

Aromaterapia

A aromaterapia, outra medicina alternativa, consiste na utilização de óleos essenciais de várias plantas, a fim de curar os estados emocionais e doenças físicas, tais como espasmos musculares, problemas digestivos, respiratórios e cutâneos. Os óleos essenciais também são eficazes para tratar a insônia e estresse. Além disso, são amplamente utilizadas em terapias de relaxamento.

Fitoterapia ou Fitomedicina

Esta técnica medicinal pretende restabelecer a saúde através da administração de remédios vegetais extraídos a partir de diferentes partes das plantas. É uma terapia apropriada para problemas digestivos, circulatórios, respiratórios ou nervosos. O medicamento deve ser prescrito por um médico a fim de evitar intoxicações. Essa técnica faz parte a muito tempo da medicina alternativa, pois em 3000 A.C. um imperador chinês estudou o Ginseng e a Cânfora.

Medicina alternativa 2

Medicina Tradicional Chinesa

É uma prática médica muito antiga que busca manter o equilíbrio vital do corpo. A enfermidade é um desequilíbrio da energia vital e para recuperar o equilíbrio, esta medicina alternativa faz uso de métodos diferentes baseados em plantas medicinais, em alimentos e no uso de agulhas para desbloquear canais de energia. O diagnóstico se realiza tomando o pulso e observando a língua.

Reflexologia

Técnica que utiliza a massagem focada nos pés e mãos para tratar diferentes tipos de doenças. A reflexologia parte do princípio de que todos os órgãos se encontram refletidos nas solas dos pés e que ao estimulá-los mediante a massagem se chega à restauração da saúde e bem estar físico do paciente.

Shiatsu

Shiatsu significa pressão com os dedos. É uma técnica que combina medicina tradicional chinesa com as práticas ocidentais como a quiropraxia. As terapias consistem em desbloquear os canais nos meridianos do corpo que originam mal estar físicos e doenças. Esta prática é muito eficaz no tratamento de problemas digestivos e nervosos.

Medicina Natural

O método de análise utilizado por esta medicina alternativa se denomina íris diagnóstico, o qual consiste na observação da íris do olho através de uma lente de aumento. De acordo com o resultado do mesmo se indica um tratamento específico à base de produtos naturais, plantas medicinais, massagens terapêuticas, banhos termais e alimentação saudável.

Hospital de Medicina Alternativa no SBT Repórter

Posts recentes Mais Visitados

Saúde Cuidados Relacionadas com Medicina alternativa

    Devemos Confiar na Medicina Naturopata?

    Devemos Confiar na Medicina Naturopata?1

    Naturopatia ou medicina naturopata e baseada em tres fundamentos: alimentos, ervas medicinais e trabalho com os quatro elementos da natureza. Tudo isso em que Felipe Torres del Solar: Trinidade chama...Continue Lendo

    Fitoterapia Chinesa

    Fitoterapia Chinesa

    Fitoterapia chinesa nao esta longe do Ocidente. Muitas das plantas medicinais utilizadas na medicina tradicional chinesa sao as mesmas que as encontrados em livros botanicos. No entanto, na Medicina...Continue Lendo

    Mesoterapia sem agulhas

    Mesoterapia sem agulhas

    Mesoterapia sem agulhas e um tratamento pouco agressivo para uma tecnica estetica de emagrecimento. Talvez o desejo de utilizar um tratamento cosmetico se ve truncado pelo medo de enfrentar um doloro...Continue Lendo

    Medicina Ortomolecular

    Medicina Ortomolecular

    Medicina ortomolecular, embora tendo precedente anterior, nasceu em 1968 a partir de pesquisas sobre moleculas pelo ganhador do Premio Nobel quimico Linus Pauling. Desde entao, ele vem ganhando adept...Continue Lendo

Deixe Um Comentario para Saúde Cuidados Medicina alternativa

Nenhum Comentario para Saúde Cuidados Medicina alternativa

Você está lendo um artigo da categoria: Saúde do Corpo , de nome Medicina alternativa