saúde cuidados

Gorduras boas e ruins: Efeitos à Saúde

Gorduras boas e ruins: Efeitos à Saúde

Gorduras boas e más diferem em sua origem e os efeitos que têm sobre a nossa saúde. Primeiro de tudo, devo esclarecer que as gorduras são necessárias para a vida. A gordura é um nutriente que tem sido estigmatizado como algo que deve ser evitado. Muitas vezes você já ouviu falar que para perder peso, você deve comer pouca gordura ou diretamente remover gordura.
Acredite ou não, a gordura tem nutrientes essenciais que seu corpo precisa para ser saudável. Assim, em vez de remover a gordura da sua dieta, é melhor para remover certos tipos de gorduras e incluir outros.

As diferenças entre gordura boa e gordura ruim

Gorduras ruins: gorduras saturadas
As gorduras ruins são as gorduras que vêm de produtos de origem animal e são chamados de gorduras saturadas. As gorduras saturadas são desencadeadas a produção de colesterol e podem causar doenças. As gorduras saturadas são encontradas em produtos de origem animal, como carne e produtos lácteos.

Gorduras ruins: gorduras trans
Este segundo tipo de gordura deve ser evitado a todo custo como são, sem dúvida, o pior dos piores.
As gorduras trans são encontradas em gorduras vegetais, margarinas, muitos biscoitos, quase todos os produtos de panificação industrial, sanduíches, batatas fritas, fast foods e, em geral, e para resumir, na maioria dos alimentos processados.
As gorduras trans são piores do que as gorduras saturadas, pois elas não só aumentam o colesterol ruim, além disso, reduzir o colesterol bom ao mesmo tempo.

Gorduras boas e ruins: Efeitos à Saúde 1Gorduras boas: insaturados e poli-insaturados
Idealmente, a maior parte da gordura ingerida parta de fontes insaturadas.
As gorduras poli insaturadas e monoinsaturadas são as gorduras saudáveis que são utilizados pelo organismo e proporcionar benefícios à saúde.
As gorduras não saturadas ou gorduras boas vêm de nozes, óleos vegetais e peixes (o famoso Omega 3).
As gorduras insaturadas não elevam os níveis de colesterol no sangue, tais como gorduras saturadas.

Estas boas gorduras (poli saturadas e monoinsaturadas)tornam-se parte da nossa membrana plasmática nas nossas células, fazendo com que as células tenha uma melhor produção de energia, (entre outras coisas) o qual é obtido por “queima” dos ácidos graxos , glucose ou aminoácidos na mitocôndria celular.

Então, sim ou não à gordura?

As gorduras são utilizadas pelo corpo para muitas funções, incluindo:

  • Fisiologia da membrana celular
  • Absorção da vitamina.
  • Produção de energia.

Gorduras boas e ruins: Efeitos à Saúde 2

Se uma pessoa come frequentemente ao longo de sua vida “gorduras boas” estão criando membranas plasmáticas flexíveis, permeáveis, onde a energia vem facilmente para o uso. No entanto, se essa pessoa come chamadas “gorduras ruins” (saturadas e trans) irá criar uma membrana plasmática bastante rígida e inflexível e, portanto, a energia custará fora, ficando armazenada e produzindo mais visivelmente a gordura e excesso de peso e obesidade.
Eu não estou dizendo que este é o único responsável pela origem do excesso de peso, é claro que o excesso de peso é multifatorial, e que o exercício físico tem um papel igualmente importante que a nutrição adequada, mas esta é a base, a fisiologia da gordura e deve ser tida em conta.
As boas gorduras são queimadas melhor e com mais facilidade e já as gorduras ruins tender a dar mais trabalho, mas não pela natureza delas, mas sim pela natureza das membranas plasmáticas, que é criada.
Por esta razão, recomenda-se o consumo de peixe em geral, frutas secas e sementes, óleo de oliva, abacate, carnes magras (tipo lombo) e leite semidesnatado.

Alimentos queimam gorduras?

Na verdade, hoje em dia é muito provado que tudo acontece por gorduras e alimentos que devem ser recomendadas são as chamadas “gorduras boas”.
Os alimentos não queimam a gordura por si só, mas podem estimular a mobilização de gordura, ou por processos enzimáticos.

Dentro destes alimentos são:

  • 1. Nozes e sementes: amêndoas, nozes, avelãs, pinhões, sementes de abóbora e sementes de girassol.
  • 2. As crucíferas: brócolis, repolho, agrião, rabanete, nabo, couve-flor e repolho.
  • 3. Peixe: salmão e outros peixes gordos, como azul ou atum, sardinha, cavala, arenque, tainha, cavala, anchova, imperador.

Gorduras Ruins e Gorduras Boas

Posts recentes Mais Visitados

Saúde Cuidados Relacionadas com Gorduras boas e ruins: Efeitos à Saúde

    Porque o acúmulo de gordura é o nosso inimigo?

    Porque o acúmulo de gordura é o nosso inimigo?

    O acumulo de gordura no corpo esta se tornando uma epidemia global. E incrivel ver como a obesidade esta se espalhando sobre a populacao, sem que nenhum governo tente resolver este problema. Na luta ...Continue Lendo

    Alimentos saudáveis que compõem uma dieta saudável

    Alimentos saudáveis que compõem uma dieta saudável

    Os alimentos saudaveis para uma dieta saudavel sao agrupados por suas propriedades e pelos nutrientes que contem: proteinas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais necessarios para desenvolver ...Continue Lendo

    Bons alimentos para baixar o colesterol

    Bons alimentos para baixar o colesterol

    Os alimentos bons para o colesterol sao nossos aliados naturais em alguns alimentos para combater o colesterol. Voce sabe? Vamos lhe falar quais sao eles. Fique aqui com um pequeno artigo sobre Bons...Continue Lendo

    Leite de gergelim e seus benefícios instantâneos

    Leite de gergelim e seus benefícios instantâneos

    Leite de gergelim e uma alternativa muito nutritiva e com multiplos beneficios e propriedades que podemos aproveitar incluindo este em nossa dieta. O leite de gergelim e uma bebida de origem vegetal,...Continue Lendo

Deixe Um Comentario para Saúde Cuidados Gorduras boas e ruins: Efeitos à Saúde

Nenhum Comentario para Saúde Cuidados Gorduras boas e ruins: Efeitos à Saúde

Você está lendo um artigo da categoria: Saúde do Corpo , de nome Gorduras boas e ruins: Efeitos à Saúde