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Evite o açúcar e descubra outras alternativas saudáveis!

Evite o açúcar e descubra outras alternativas saudáveis!

O açúcar está presente em muitos alimentos, desde produtos de pastelaria até molhos de tomate. Mas, você sabe os riscos do consumo excessivo de açúcar? Entre os problemas mais comuns incluem obesidade e diabetes. Para evitá-los, vamos lhe falar de novas maneiras de fazer as suas refeições mais doces sem o uso de açúcar.
Por que é tão importante a ingestão de açúcar em excesso?

Normalmente nós consumimos açúcar e pequenos grãos brancos clássicos. Para começar, este é o açúcar refinado, ou seja, a sacarose é sintetizada artificialmente. Portanto, este tipo de açúcar não fornece ao corpo nenhum dos nutrientes necessários para a vida. Além disso, nos rouba minerais e vitaminas, especialmente a vitamina B. Neste processo o ácido sulfúrico é utilizado, de modo que o risco é maior.

O açúcar atua no organismo como uma droga, criando dependência. Quando consumimos açúcar, o sistema imunológico está enfraquecido e as pessoas podem tornar-se vulneráveis a doenças podendo ser infectadas por vírus ou bactérias.

Uma colher de chá de açúcar contém 16 calorias, o que não é muito quando comparado com outros alimentos. No entanto, a sua presença nos alimentos é tão extendida que a média de consumo na sociedade desenvolvida está acima do recomendado. Seu consumo pode levar diretamente à obesidade ou diabetes, porque o pâncreas vai ter que criar mais insulina com o alto consumo e as células podem ser danificadas antes. Há também pessoas viciadas em açúcar que tem que terminar nas mãos de especialistas, mas este é um caso extremo.

Alternativas ao açúcar

Stevia: Muito popular hoje. É obtida a partir de uma classe de plantas da América Latina. Ela tem um poder de adoçar 300 vezes mais potentes do que o açúcar refinado e adiciona ferro, fósforo, potássio, zinco e vitaminas A e C. Ela também provou ser boa para o sistema circulatório por seu efeito diurético e vasodilatador.

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Agave: Ela tem o dobro da potência edulcorante do açúcar. É composta principalmente de frutose e glicose. O baixo índice glicêmico da agave é perfeita para prevenir doenças como diabetes e obesidade.

Mel: Um clássico. Um adoçante natural criado por abelhas. Suas propriedades incluem o fortalecimento do sistema imunológico e propriedades antibacterianas em seu estado bruto. Apesar de parecer muito doce, é uma alternativa saudável para deixar de comer o açúcar branco refinado.

Frutas: A fruta é naturalmente doce. Por que comer um iogurte adoçado com açúcar, se você pode comê-lo com pedaços de morango ou pêra? Tente colocar este tipo de alimento para adoçar as comidas.

Xarope de arroz integral: Um substituto do açúcar que está em pleno apogeu, especialmente com a comunidade vegana. Ele pode ser uma alternativa eficaz para cozinhar, especialmente bolos, você deve ter cuidado com a sua utilização porque seu índice glicêmico é um pouco alto, podendo contribuir para o desenvolvimento ou agravamento da diabetes.

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