saúde cuidados

Efeitos do óxido nítrico

Efeitos do óxido nítrico

O óxido nítrico pode ser um bom suplemento para desportistas ou mesmo para ajudar na recuperação de várias doenças. Mas, evidentemente, que podem ser tóxicos em quantidades elevadas. Resumindo fique atento a mais esta incrível matéria sobre

alimentação para malhar

, os efeitos do óxido nítrico.

O que é isso?

O óxido nítrico (NO) é uma molécula de gás produzido quando o aminoácido L-arginina é convertido em L-citrulina por meio de um grupo de enzimas conhecidas como sintase (NOS), o óxido nítrico.

Ele tem várias funções, que citaremos mais tarde, mas é um suplemento muito util para a musculação, pois ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e melhor recuperação após o exercício. Vamos descobrir o porquê e como usá-lo.

Que funções principal é o óxido nítrico?

O óxido nítrico tem sido demonstrado ser importante em:

  • Auxilia na memória e nas ações básicas das células nervosas no cérebro.
  • Ajudar o sistema imunológico (combate à bactérias e auxilia na luta contra tumores).
  • Regula a pressão arterial dilatando as artérias (melhorando o fluxo sanguíneo).
  • Reduzir a inflamação.
  • Melhorar a qualidade do sono.
  • Aumentar a capacidade do olfato.
  • Aumentar a resistência e fornece força.
  • Auxiliar na motilidade gástrica.

Alimentos e suplementos com o óxido nítrico

O principal alimentos que contém este tipo de molécula são aqueles que contém L-arginina ou L-citrulina uma vez incorporado ao nosso corpo ele executa os respectivos processos celulares, óxido nítrico realiza as funções que nós discutimos antes.

Principais Alimentos com sua presença:

Efeitos do óxido nítrico 1

  • Peixes e frutos do mar: bacalhau, peixe branco, atum, caranguejo, lagosta.
  • Nozes: nozes cruas, amendoins, amêndoas, nozes, avelãs.
  • Sementes: sementes de girassol, gergelim, abóbora.
  • Carnes: aves (frango, peru, pato), carnes magras (coelho, porco curada, carne bovina).
  • Verduras e legumes: espinafre cru, alho, lentilhas, feijão.
  • Frutas: melancia, vitamina C (laranja).

Quanto aos suplementos, especialmente aqueles que contêm L-arginina ou L-citrulina na sua composição, que vão contribuir para o desenvolvimento de óxido nítrico no corpo são sempre muito bons para malhar.

Outros tipos de suplementos que ajudam a proteger e produzir mais óxido nítrico, são as vitaminas C e E, Co-Q10 e ácido alfa-lipóico. Basicamente são agentes de proteção antioxidantes para garantir que essas moléculas sejam estável e possam ser mantidas por mais tempo em nosso corpo.

Vantagens e desvantagens

O óxido nítrico pode ser um bom suplemento para desportistas ou mesmo para ajudar na recuperação de várias doenças. Mas, evidentemente, que podem ser tóxicos em quantidades elevadas. Por isso, é necessário conhecer os efeitos do óxido nítrico tanto positivo quanto negativo.

Os efeitos positivos de óxido nítrico

  • Ela ajuda as células a queimar mais gordura.
  • Promove a cura rápida.
  • Promove a saúde pulmonar.
  • Aumenta o fluxo de sangue (dilatação da artéria).
  • Melhora a função digestiva.
  • Proporciona um sono reparador.
  • Melhora a saúde do coração e a saúde sexual.
  • Ajuda na absorção mais rápida dos nutrientes.
  • Aumenta os níveis de energia.

Os efeitos negativos do óxido nítrico

  • Com um elevado consumo de óxido nítrico ou com fraca assimilação pode aparecer os seguintes sintomas: dores de cabeça, insónia, tonturas, taquicardia, inflamação das vias aéreas, agravamento da asma, herpes (se a pessoa já tiver a herpes encubada).
  • Casos de hipotensão ao usar: seu efeito vasodilatador, reduz o fluxo sanguíneo e, portanto, de baixa pressão.
  • Outro efeito negativo de óxido nítrico é que, devido ao aumento do fluxo sanguíneo muitos radicais livres são libertados, acelera o envelhecimento, de modo que é essencial para que uma dieta rica em antioxidantes.
  • Problemas gastrointestinais: se você quiser evitar isso, não comer alimentos ricos em oxido nitrico nas duas horas antes da prática de esportes. Durante a digestão muito do sangue vai para o estômago, enquanto que o óxido nítrico promove o fluxo sanguíneo para os músculos.

No caso dos suplementos, não é recomendado o uso de mais de 2 ou 3 meses, como o corpo não pode manter esse tipo de vasodilatação por tanto tempo e poderia produzir hipotensão ou outros problemas como já foi discutido.

Suplementação com óxido nitrico
Posts recentes Mais Visitados

Saúde Cuidados Relacionadas com Efeitos do óxido nítrico

    A Cafeína como Suplemento Desportivo

    A Cafeína como Suplemento Desportivo

    A cafeina como um suplemento para o desporto pertence ao grupo de substancias naturais (lipotropicos que promovem a utilizacao de gordura) e e de carater termogenico (acelera o metabolismo). A cafein...Continue Lendo

    Suplementos para perder peso: quitosana, para bloquear a gordura

    Suplementos para perder peso: quitosana, para bloquear a gordura

    A quitosana (ou quitosano) como um bloqueador de gordura, e considerada um dos suplementos para perder peso mais importante. Ha muitas pessoas que as tomam regularmente para nao acumular gordura em s...Continue Lendo

    Que vitaminas me convêm?

    Que vitaminas me convêm

    Suplementos de vitaminas servem para aliviar as deficiencias de nutrientes que temos. A nossa alimentacao diaria nem sempre cobre todas as necessidades, para nao dizer que muitas vezes nao temos uma ...Continue Lendo

    Será que chá verde é tão bom como dizem?

    Será que chá verde é tão bom como dizem?

    Embora conhecido por milhares de anos nos paises da Asia, o cha verde esta sendo adotado por muitas pessoas como a sua bebida preferida por suas propriedades beneficas para a saude. Por algum tempo, ...Continue Lendo

Deixe Um Comentario para Saúde Cuidados Efeitos do óxido nítrico

Nenhum Comentario para Saúde Cuidados Efeitos do óxido nítrico

Você está lendo um artigo da categoria: Saúde do Corpo , de nome Efeitos do óxido nítrico