saúde cuidados

Dor de ovário: Tudo o que você precisa saber

Dor de ovário: Tudo o que você precisa saber

A dor de ovários ocorre em muitas mulheres nos dias que estão ovulando. A menstruação é, provavelmente, a causa mais comum que produz a dor no ovário na maioria das mulheres.
Também é importante mencionar que esta não é a única causa, e não deve ser confundida com outras, tais como o fato de que a mulher, ao estar grávida, pode sentir dor no ovário, especialmente nas primeiras semanas de gestação.

O problema:

A dor no ovário está localizada na parte inferior do abdômen. A dor em si tem sido descrita por mulheres como uma alfinetada.

Enquanto que não é comum que a dor do ovário se repeta muitas vezes também é verdade que, dependendo da causa e da gravidade a dor do ovário pode ser muito mais repetitiva e mais forte.

Se a origem da dor no ovário é o início do período da menstruação, então ela se manifesta nos dias antes do início da mesma. Também é importante mencionar que a dor no ovário geralmente é sentida em um dos dois ovários e não em ambos, mas cada vez que ela pode mudar o lado.

Causas da dor de ovário:

Como mencionamos a dor no ovário pode ocorrer por diversos motivos, isso se deve a quantidade de processos em que os ovários estão envolvidos e também ao fato de que os ovários são suscetíveis a muitas doenças que podem causar estes sintomas entre as principais causas de dor do ovário se encontram; a ovulação, a menstruação, a gravidez, a endometriose e os cistos ovarianos.

Aqui descrevemos algumas dessas causas de dor de ovário:

Dor do ovário durante a ovulação: dor no ovário que ocorre no momento da ovulação, é chamada dor de ovário intermenstrual. Nem todas as mulheres sentem-na, e de fato muitos passam pela fase de ovulação sem realmente senti-la. A dor pode ocorrer antes, durante, e após a ovulação. As causas desta dor podem se originar do folículo crescer sobre a superfície do ovário.

Dor do ovário durante a menstruação: Esta é uma das causas mais comuns de dor no ovário. Como o próprio nome indica ocorre durante o período, ou um pouco antes disso.

Dor de ovário: Tudo o que você precisa saber 1

O desconforto associado a este tipo de dor de ovário pode variar de leve a muito grave. Em algumas mulheres as causas dessa dor pode ser por estar sofrendo contrações dos músculos do útero nesta fase. É importante mencionar que, se seus períodos são sempre dolorosas ou muito frequentes, você deve procurar o seu médico, pois isso pode indicar sinais de endometriose.

Dor do ovário por causa da endometriose: A endometriose ocorre quando células do endométrio crescem para preparar um possível ovo fertilizado. Quando estas células crescem para fora do útero, ou no intestino, bexiga e ovários é quando os médicos falam sobre a endometriose. Os sintomas relacionados com a endometriose são dor intensa e contínua antes da menstruação, períodos pesados de dor durante ou depois do sexo.

Dor do ovário durante a gravidez: As dores de ovário, assim como as câimbras e inchaços nos ovários podem ser tomados como os primeiros sintomas de gravidez. São muitas vezes semelhantes aos sintomas experimentados durante o período. Neste caso, o corpo está se preparando para a gravidez e as mudanças que começam a sofrer o útero podem causar dor.

Remédios para aliviar a dor de ovário:

Quando a dor no ovário ocorre por causas não patológicas, mas ocorre como uma parte normal do processo por que passa o corpo é praticamente inevitável.

Os remédios que dizem que podem aliviar a dor de ovário podem ter efeitos colaterais, e não é recomendável ingerir coquetéis químicos para aliviar algo que é um processo normal.

Existem dois remédios caseiros que têm tido êxito para aliviar a dor dos ovários nas mulheres, tornando-a mais tolerável:

  • O café irlandês: Se trata de preparar o café sem açúcar ou quaisquer outros aditivos e adicionar algumas gotas de qualquer bebida alcoólica de sua preferência. O calor do café vai chegar ao seu ventre e dar-lhe uma sensação imediata de alívio.
  • Chá de Ruda: Obter uma folha de Ruda e usá-la para fazer chá. As propriedades medicinais desta planta vão fazer com que a dor seja aliviada consideravelmente.

Se a dor é muito frequente e intensa recomendamos que você vá a um médico para ter um melhor conhecimento do que está acontecendo, mas se as causas são naturais é de se saber que é uma fase da vida quase inevitável das mulheres, e se você quiser aliviar esta dor recomendamos fazer por meios naturais, que estão em abundância, e não por meios farmacológicos .

Miomas e cistos
Tópicos recentes Mais Visitados
Facebook SiteSaudeCuidados
Categorias Tags
  • dor no ovário
  • dor no ovario esquerdo
  • Dor nos ovários
  • dor no ovario direito
  • dores no ovário
Artigos Mais VisitadosRecent Comments
  • Sueli dos Santos Comentou: Boa noite! Tenho grande problema que muito me incomoda, que é o crescimento de pelos brancos no... em 06, nov 2016 Depilação por Eletrólise
  • Emerson Comentou: Eu sentia dor no peito a 3 anos, já tinha consultado 3 medicos(gastro, clinico geral e ortopedista) e todos 3... em 09, out 2016 Lista de 10 alimentos ricos em magnésio
  • marilda.aigner Comentou: ola bom dia. gostaria que me enviasse algumas receitas para mim fazer p minha filha pois ela tem sindrome de... em 06, out 2016 Batidas para Perder Peso
  • Aline Cristina Alves dos Santos Comentou: Gostei ajudo e muito estou sentindo tudo isso em 20, set 2016 Você sofre de vertigem?
  • Rosemeire maria rosa brito Comentou: Operei tirei o utero o colo do utero e as duas trompas e nao tirei o ovario depois de um... em 15, set 2016 Dor de ovário: Tudo o que você precisa saber
Parceiros Agregadores
Tags
  • dor no ovário esquerdo o que pode ser
  • dor no ovario direito pode ser gravidez
  • dor no ovario esquerdo
  • dor no ovario
  • dores nos ovários
  • dores no ovario esquerdo
  • dor no ovario direito
  • Dor nos ovários
  • dores no ovário
  • dor no ovario esquerdo pode ser gravidez

Saúde Cuidados Relacionadas com Dor de ovário: Tudo o que você precisa saber

    Como regular a menstruação?

    Como regular a menstruação?

    As alteracoes hormonais que frequentemente perturbam significativamente o ciclo menstrual das mulheres sao mudancas que requerem atencao, pois uma menstruacao saudavel e um sinal da saude da mente e ...Continue Lendo

    Injeções anticoncepcionais

    Injeções anticoncepcionais

    Sabia que cerca de 1 a 3 mulheres de cada 100 usam a injecao anticoncepcional durante um ano para nao engravidar. Mas o que realmente e essa injecao? Que substancia contem? Fique com mais esta incriv...Continue Lendo

    Anel contraceptivo, Vantagens e Desvantagens

    Anel contraceptivo, Vantagens e Desvantagens

    Qual e o anel contraceptivo? O anel contraceptivo, tambem chamado de anel anticoncepcional, anel ou anel vaginal mensal e de um anel circular transparente flexivel, e de cerca de duas polegad...Continue Lendo

    Infecções do trato urinário: Por que as mulheres sofrem mais do que os homens?

    Infecções do trato urinário: Por que as mulheres sofrem mais do que os homens?

    Ao longo da vida nao e incomum que tanto homens quanto mulheres sofram de infeccoes do trato urinario. Na maioria dos casos, o tratamento e simples e esta enfermidade transcorre sem complicacoes. No ...Continue Lendo

Deixe Um Comentario para Saúde Cuidados Dor de ovário: Tudo o que você precisa saber

Existem 30 Comentários para Saúde Cuidados Dor de ovário: Tudo o que você precisa saber
Gravatar celia regina da silva Celia Regina Da Silva 2014-05-19 15:39:55

Sempre bom contar com esclarecimentos sobre nossas dúvidas e anseios sobre nossa saúde,obrigada!

Gravatar joanice Joanice 2014-08-28 16:17:01

Boa tarde fiz cirurgia para retirada de um teratoma no meu ovario direito agora ja faz 2 meses mais me resta muitas duvidas pois estou menstruando normal o que acontece e que o unico ovario que restou me dar muita dor antes de descer a menstruação e logo em seguida passa todo o sintoma ruim mas a minha duvida principal e se tem a possibilidade desse teratoma voltar agora no ovario que me restou e eu perder a chance total de ter filho pois estou preocupada de ter qualquer problema neste ovario e isso me impeça de ter filhos existe algum metodo de prevenção de doenças ovarianas pois estou tão desesperada de nao poder ter filho apesar dos medicos dizer que esta tudo bem que estou pensando em engravidar o mais rapido possivel mais infelizmente nao e algo no momento em meus planos seria mesmo por desespero por favor me ajudem a esclarecer mais sobre esta doença teratoma e se ela pode voltar e se eu tenho a possibidade de fazer alguma proteção neste meu unico ovario que me restou tenho 25 anos e muito preocupada com tudo isso que me aconteceu já tão nova

Gravatar Elizandra Moura Elizandra Moura 2014-08-31 13:57:37

Sinto muita dor nos ovarios

Gravatar abell Abell 2014-09-23 16:27:39

A minha namorada às vezes senti muita dor na bexiga sem estar em fazes de menstruação. ..alguma dica???o que faço???

Gravatar cassiana Cassiana 2014-11-03 09:44:40

Algumas vezes sinto umas pontadas em um dos ovários geralmente acontece antes de menstruar...umas duas semanas antes mais ou menos e quando estou menstruada tb sinto ou e no lado direito ou no esquerdo sempre nos três primeiros dias de mestruação. isso e normal?

Gravatar soluar Soluar 2014-11-04 15:02:06

Boa tarde.sinto um incomodo que parece vir do ovário direito, são fisgadas que vão e vem. quando eu dobro a perna puxando contra o abdome também doí. a impressão que eu tenho é que está associada ao meu período menstrual, mas não ocorre todos os meses, sinto a dor perto da menstruação e também dias depois. fiz exames de ultrassom recentemente e deu tudo normal. o que pode ser? obrigada.

Gravatar adilia guedes Adilia Guedes 2014-11-09 17:55:23

Todos os meses quando estou a ovular tenho dores muito fortes o que devo fazer para evitar de ter essas dores

Gravatar deninha sioli Deninha Sioli 2014-12-03 12:17:37

Não sentia tantas dores mais em um certo dia eu sentir muitas dores ao andar de ônibus na cadeira da traseira acredito de tanto balança! perdi várias noites de sono

Gravatar rosa maria Rosa Maria 2015-01-23 08:47:50

Tenho 44 anos e ultimamente tenho sentido dores no ovario.minha menstuaçao um mes vem pouco,outra venhe normal,minha calcinha tenhe uma mancha amarelada.

Gravatar Hilda Cristina Rodrigues Hilda Cristina Rodrigues 2015-01-25 03:14:42

Eu sinto dores como se fossem de cólicas,só que fora do meu período menstrual o que eu faço??

Gravatar juliana Juliana 2015-03-07 04:15:02

Fiz uma cirurgia a um anos retirada de tumores no ovario deu pra salvar uma parte do ovario. mas continuo sentindo dores como antes, e agora pior pq sinto enjoos .o que sera.

Gravatar mariaeugenia da silva Mariaeugenia Da Silva 2015-05-08 16:31:11

Eu estou com muita dor no ovario esquerdo uma semana ja fui o medico ele passo utra pra mim eu vou fazer

Gravatar maristela Maristela 2015-05-13 15:00:47

Oi eu sinto muita dor nos ovarios e minha barriga sempre fica inchada oque pode ser isso?

Gravatar debora Debora 2015-06-10 13:56:50

Daz 6 meses q nao tomo mais anticoncepcional porque quero engravidar .fiz um ultrasom tenho ovario micropolicistico ...agora comecei a ter dor no ovario esquerdo. isso interfere muito pra nao engravidar.

Gravatar Eliane Eliane 2015-07-08 23:25:58

Oi,hoje já faz 4 dias que tô com muita dor no ovário direito,e a menstruação vindo bastante,me ajude oque faço?

Gravatar Patrícia Patrícia 2015-07-24 23:58:57

Estou sentindo varias pontadas no me ovário, muitas dores nao sei oque é, gostaria de uma resposta ???

Gravatar deise vieira Deise Vieira 2015-08-12 12:23:40

Telho dor no ovário esquerdo e já sou operada fiz a laqueadura a 5anos isto e normal

Gravatar Jeniffer Paulinho da Cunha Jeniffer Paulinho Da Cunha 2015-09-08 21:36:27

Então tenho sentido muitas dores nos ovários a princípio fiz um exame manual aonde a dra. detectou um aumento no ovário d.mais os dois doem estou pra fz uma endovaginal .só que enquanto isso fico com uma dor intensa no baixo ventre e fora que fico com picos de sangramento como borra de café antes e depois de relações sexuais e depois que mestruo, me ajudem todo esse histórico que descrevi e normal.

Gravatar laura albuquerque Laura Albuquerque 2015-10-13 13:01:55

Ola, minha mulher sente uma dor como se fosse colica depois do orgasmo,mais isso soh acontece quando estar perto de vim p ela,nos outros dias ela naum sente dor...e normal isso acontecer?

Gravatar Helena Helena 2015-10-13 17:07:15

Olá! boa tarde! a mais ou menos um mês venho sentindo umas dores não muito forte mas é uma dor queimando no ovário esquerdo. gostaria de saber o que pode ser?

Gravatar lenir roseno Lenir Roseno 2015-11-30 11:48:49

Ola,eu tenho30ano,sinto no meu lado esquerdo do abdomem uma dor,nao forte,mas irritante,a qual me preocupa muito,essa dor nao passa,todos os dias ela me lembra que esta aqui.e isso comecou no momento que eu estava sendo operada,assim que terminou minha cesariana o medico comecou a fazer a laqueadura e eu comecei semtir dor,precisou aplicar outra anestesia,e desde entao eu sinto essa mesma dor,achei que iria passar mas ja faz quase5anos,e a dor esta aqui,.o que pode ser?

Gravatar Gel Gel 2015-12-02 02:16:23

Muito interessante o assunto. mas meu problema so essas dores. quando tive uma crise de lombalgia, o mdico me falou desse colcho teraputico . algum daqui j usou? -

Gravatar Suely Maria Alves da Silva Suely Maria Alves Da Silva 2015-12-16 10:36:43

Tomo remédio para emagrecer, sibutramina sinto dor no ovário, e essa dor passa quando tomo ibuprofeno, essa dor passa,ou se paro de tomar a sibutramina... o porque acontece isso. também tenho herpes genital. queria saber porque essa dor .

Gravatar Silvaneide matos da silva Silvaneide Matos Da Silva 2016-02-03 15:48:24

A dois anos sofro com isso tenho 35 anos e passo por médicos . e nenhum deles mim explica ou o que devo fazer . sinto dores na relação sexuais ja tem 3 anos q n sei o que sair com um parceiro , tenho dois filhos homem e n quero ter maid filhos , essas dores mim incomoda muito chego a ficar de cama pra aliviar a dor. mim dar msu estar sensação de anciã de vômito n aguento mais mim ajudem por favor

Gravatar meire silva aroucha Meire Silva Aroucha 2016-02-03 16:19:18

Eu gostaria de saber poque sinto dores no ovário esquerdo as vez penso que é por causa do tempo que uso anticoncepcional injeção mim diga oque devo fazer tem 10 anos que uso.

Gravatar Janaina Janaina 2016-03-21 11:39:38

Bom dia ,sinto um incomodo que parece vir do ovário direito, parei de tomar o anticoncepcional 3 semana , pois pretendo engravidar, o que devo fazer?

Gravatar Márcia Oliveira Márcia Oliveira 2016-05-18 09:24:04

E muito bom saber do que acontece com seu corpo.

Gravatar Rosa Jundo Rosa Jundo 2016-09-06 04:05:14

Sinto dores no baixo ventre lado direito que parece ser do ovário dores estas que se alastram no anus e na perna do mesmo lado parecer ador de uma perna com inchaso e perde um pouco a sensibilidade de tanta dor. sinto isso já por 6 anos e cada vez mais intensas já fiz muitas consultas com muitos médicos e muitos exames, mas nenhum deles diagnostifico a causa da dor e ela continua a me incomodar e cada vez mais forte, quinze dias ou muito antes ou muito perto ou durante ou depois da mestruação . estou com 45 anos de idade. por favor se poderem me ajudam já tomei muitos antibióticos e muitos antiflamatorio só aliviou; a dor presiste, e cada vez mais forte tanto no baixo ventre lado direito assim como atrás do memo lado e na perna.

Gravatar Janaina Elisa Neves souza de carvalho Janaina Elisa Neves Souza De Carvalho 2016-09-14 14:37:14

Tenho cisto no ovário e nos dois de um dois meses pra cá venho centindo muita dor, no meu ovário direito uma dor intensa que doi de lado até nas costas

Gravatar Rosemeire maria rosa brito Rosemeire Maria Rosa Brito 2016-09-15 13:13:38

Operei tirei o utero o colo do utero e as duas trompas e nao tirei o ovario depois de um ano todos os meses sinto dores fortissima tipo colica o que faze4

Você está lendo um artigo da categoria: Saúde do Corpo , de nome Dor de ovário: Tudo o que você precisa saber