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Dieta Japonesa: a base alimentar

Dieta Japonesa: a base alimentar

Reduzir a rica deliciosa e saudável, Dieta japonês a sushi ou sashimi é um desperdício. Os benefícios da dieta japonesa nos destacam dois fatores : primeiro é o país com a maior longevidade ( expectativa de vida está, em média, 86 anos ) e segundo o número de centenários só aumenta nas quatro ultimas décadas.

É verdade que a grande maioria da população vive em cidades pequenas e tem hábitos saudáveis e isso contribui para esses números.

Mas não é menos verdade que é também sobre alimentação saudável no fim, equilibrada em calorias e prémio de produtos frescos da horta e do mar.

História da dieta japonesa

    Até a Revolução Meiji , em 1868 ( quando se aboliu a casta samurai , abriu as fronteiras do país e iniciou o processo de ocidentalização ) , os japoneses são alimentados somente por grãos ( milho e arroz) , leguminosas (especialmente soja ), vegetais do jardim e do mar (peixe azul e algas ). Consumo de aves era muito baixa, enquanto que a carne vermelha, laticínios e ovos não estavam presentes nos cardápios japoneses.

    Tudo isso mudou com as mudanças que ocorreram no final do século XIX e, especialmente, após a Segunda Guerra Mundial, quando as empresas alimentícias internacionais trouxeram seus produtos que podem ser classificados como pouco saudáveis.

    Qual é a dieta e culinária do Japão?

    Apesar dessa invasão das tradições culinárias estrangeiras, os japoneses conseguiram preservar sua rica gastronomia que é caracterizada por:

    Dieta Japonesa: a base alimentar 1

  • Não se usa açúcar nem em sobremesas. A doçura vem do açúcar de frutas naturais, verduras e legumes. Chocolate é de uso recente.
  • Apesar de ser famosa a carne Kobe, eles fazem o uso da carne de soja.
  • Ele está lançando o presunto ibérico de pata negro (qualidade superior), mas é um deleite exótico. O porco não é parte da dieta tradicional.
  • As carnes mais apreciadas são a das aves ( galinha , ganso ou de pato ) .
  • O peixe vem à mesa extremamente frescos, crus ou levemente cozidos. Isto irá manter o seu sabor e micronutrientes. Favoritos são o atum, salmão, polvo e marisco.
  • Algas nativas fazem parte da dieta.
  • Não usar produtos derivados de leite ou ovo. A grande maioria dos japoneses são intolerantes à lactose.
  • Não faça uso de especiarias, temperos e molhos industrializados e ou enlatados.
  • Cozinhar com óleo vegetal e alimentos fritos não são muito comuns.

Cozinha japonesa

Embora você não possa reduzir uma gastronomia variada a esta breve lista, estes são essenciais:

  • O cereal favorito é arroz.
  • Embora outras leguminosas são comuns , existe toda uma cultura em torno da soja e seus derivados . O molho de soja é tratado de forma semelhante ao vinho. O mesmo acontece com tofu.
  • Atum e os pescados de costa são a principal fonte de proteína.
  • Imprescindível as hortaliças como couve chinesa, rabanete, abóbora, cenoura, feijão, bambu, cogumelos shiitake (com impressionante qualidade nutricional ) , cebola, batata, batata -doce ou inhame .
  • Vinagre de arroz ou molho de gergelim é o mais comum.

E, finalmente, a dieta japonesa tem uma cozinha com muita cerimônia. A comida deve ser bem apresentada, frescos ou feitos na hora. Seu famoso chá verde é diferente do que é consumido no Ocidente. É pó é agitado para preparar e sabor é bastante forte.

Culinária japonesa: conheça os benefícios e aprenda a fazer

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