saúde cuidados

Desidratação, o risco aumenta no verão

Desidratação, o risco aumenta no verão

Por desidratação entendemos a perda de água e minerais no corpo.
Evitar a desidratação é o objetivo do Centro de Hidratação e Saúde, o qual lançou um decálogo de hidratação com recomendações para combater a mesma. Entre as recomendações está incluído o necessário consumo de líquidos.

Citam como uma quantidade desejável a de 2,5 litro por dia, medida que está longe do que ingerimos.

Os brasileiros têm maus hábitos ante a desidratação: não beber água suficiente, mesmo que nós vivamos em um país com uma média de mais de 3.000 horas de sol por ano.

As pessoas que vivem em climas tropicais devem se hidratar muito pela sudorese a que estão expostos e que os fazem perder uma grande quantidade de água.

Maus hábitos que causam desidratação.

Em nosso país, as altas temperaturas do verão fazem com que o risco de desidratação aumente. Acrescente a isso alguns hábitos como refeições pesadas, o consumo de álcool nas férias, aumento da atividade física, redução das horas de repouso e um mau hábito de baixo consumo de água, pode levar a um estado de desidratação rápida.

Desidratação, o risco aumenta no verão 1

Devemos notar que, se perdermos apenas 2% da água que temos em nosso corpo, começamos a ter um rendimento muito baixo e sensação de fadiga.

Se nós chegarmos a situações extremas de desidratação, pode ocorrer efeitos colaterais mais ou menos agudos, como dores de cabeça, tonturas, náuseas, mal-estar e aumento da frequência cardíaca.

A parte boa é que podemos recuperar a desidratação muito rapidamente, dentro de uma hora depois de beber água, e até mesmo em 30 minutos, todos os sintomas desapareceram.

As pessoas mais vulneráveis aos efeitos da desidratação são crianças e idosos, porque eles têm alterado o mecanismo de alerta: a sede. As crianças ainda não são totalmente desenvolvidas e as pessoas mais velhas estão perdendo a sensação de sede com a idade, mas não a sua necessidade de hidratação.

O que é desidratação?
Posts recentes Mais Visitados

Saúde Cuidados Relacionadas com Desidratação, o risco aumenta no verão

    Beber água emagrece ou engorda?

    Beber água emagrece ou engorda?

    A maioria das dietas recomenda beber muita agua, cerca de dois litros por dia, ou mais, para um efeito purificador sobre o corpo e por sua vez, contribuir para a reducao de peso. Um estudo alemao, ao...Continue Lendo

    Refrigerantes Ligth ou sem açúcar. Descubra 7 razões pelas quais você não deve tomá-los!

    Refrigerantes Ligth ou sem açúcar. Descubra 7 razões pelas quais você não deve tomá-los!

    Muitas vezes pensamos que o refrigerante ligth e melhor para o nosso corpo. Mas a verdade e que os adocantes artificiais que eles contem nao sao todos saudaveis e tambem deixam o corpo com uma falsa ...Continue Lendo

    Como combater a Osteoporose

    Como combater a Osteoporose

    A osteoporose e uma degeneracao ossea, que em algum momento de nossas vida, todos nos vamos sofrer. Neste artigo voce vai aprender a atrasar o seu aparecimento e como manter os seus ossos em bom esta...Continue Lendo

    Hidrate-se, porque o frio resseca sua pele!

    Hidrate-se, porque o frio resseca sua pele!

    Aproximadamente 75 % do nosso corpo e composto por agua. Ao contrario dos alimentos, uma pessoa precisa de muita agua regularmente para se manter saudavel. A desidratacao nao so se nota em graves pro...Continue Lendo

Deixe Um Comentario para Saúde Cuidados Desidratação, o risco aumenta no verão

Nenhum Comentario para Saúde Cuidados Desidratação, o risco aumenta no verão

Você está lendo um artigo da categoria: Saúde do Corpo , de nome Desidratação, o risco aumenta no verão