saúde cuidados

Descubra as razões por trás da compulsão alimentar

Descubra as razões por trás da compulsão alimentar

Provavelmente mais do que uma vez você deve ter se assustado com a quantidade de recipientes de comida vazios da noite anterior, e se perguntou o quanto você comeu ontem. Hoje vamos explicar o que está por trás desses impulsos que levam à abusarmos da comida sem moderação. Vamos dar alguns tópicos sobre o assunto, descubra as razões por trás da compulsão alimentar

Quais são as causas desses impulsos? Muitas pessoas sofrem com esses impulsos incontroláveis. Para algumas pessoas ocorre por fumarem demais, para outras por comprar compulsivamente e para outras por comer sem parar.

De acordo com o psicólogo Michael Mantell, todos esses impulsos respondem ao mesmo fator, e este é a incapacidade de lidar com todos os aspectos negativos da nossa vida.

Normalmente, esses fatores negativos são muitas vezes relacionados com a falta de poder, vergonha ou marginalização social.

A verdade é que, a compulsão alimentar é o principal problema relacionado à alimentação em adultos. Seja qual for o comportamento do indivíduo, as causas que o levam a este impulso podem ser classificadas como psicológicas, químicas e sócio- culturais.

  • As causas psicológicas:

As mais comuns são ansiedade, estresse e depressão. Para aliviar os sintomas desagradáveis da tristeza ou baixa auto-estima, muitas pessoas sofrem um impulso incontrolável de comer. Claramente, a sensação após consumo abusivo é de insatisfação maior do que antes.

  • Causas químicas:

Existe um fator químico nesta desordem. Quando o nosso corpo ingere açúcares, álcool ou até mesmo ver coisas novas para comprar, ele libera uma substância química chamada dopamina, que é muito agradável. Se o seu cérebro está acostumado a secretar muito dopamina nos momentos de compulsão alimentar, pode-se desenvolver um vício como qualquer outra droga. Assim, cada vez mais seu corpo vai precisar de mais níveis de dopamina para se sentir bem, por isso estas compulsões serão mais frequentes.

Descubra as razões por trás da compulsão alimentar 1

    • Causas sócio-culturais:
  • Todos nós conhecemos as pressões socioculturais, elas são uma das principais razões para transtornos alimentares. Os ícones de beleza, ter ou não ter determinado produto, ganhar mais dinheiro ou não… Toda esta pressão desencadeia problemas graves, como bulimia ou anorexia. Mas não é só isso, esta causa também está intimamente ligada a pessoas que sofrem de compulsão alimentar.

    Eu sofro de compulsão alimentar… O que eu devo fazer?

    Se o seu problema com a compulsão alimentar está atingindo limites que afetam a sua vida diária ou a sua saúde (ganho de peso, doenças cardiovasculares, etc.), A primeira coisa que você tem a fazer é visitar um psicólogo. É especialmente recomendado terapia cognitivo-comportamental para superar esses problemas.

    Depois de visitar o médico, é importante encontrar apoio em um grupo de pessoas que sofrem o mesmo problema. Acredite ou não, este é um problema generalizado e existem grupos de apoio para pessoas que têm ou tiveram o mesmo problema que você e isto pode ajudar muito na sua recuperação.

    Lembre-se que há muitos graus desta doença tanto como pessoas que sofrem deste problema. Talvez o seu caso é apenas algo momentâneo, ou talvez você não precise de tratamento, mas apenas de um pouco de força de vontade. No entanto, se você está acima do peso e acha que comer demais está afetando sua vida diária, não hesite em visitar um médico. Eles estão muito acostumados a lidar com esse tipo de transtorno!

    Entenda mais sobre a compulsão alimentar
    Posts recentes Mais Visitados

    Saúde Cuidados Relacionadas com Descubra as razões por trás da compulsão alimentar

      Porque é importante comer de forma saudável

      Porque é importante comer de forma saudável

      Porque e importante ter uma alimentacao saudavel, esta e uma pergunta que todos nos devemos nos fazer. Comer de forma saudavel tornou-se, hoje, nao apenas o objetivo de muitas pessoas, agora estabele...Continue Lendo

      Você sofre de olheiras? Nós explicamos as causas e como evitá-las.

      Você sofre de olheiras? Nós explicamos as causas e como evitá-las

      Voce sofre de olheiras? Nos explicamos as causas e como evita-las.O que sao as olheiras e como eles aparecem? As olheiras podem faze-lo parecer muito mais velho do que realmente e e da-lhes uma apare...Continue Lendo

      Por que caem os cabelos das mulheres?

      Por que caem os cabelos das mulheres?

      Porque o cabelo cai e uma pergunta que fazemos em algum momento de nossas vidas, especialmente quando ao nos pentear vemos fios de cabelo entre as cerdas da escova. A perda de cabelo nao e um problem...Continue Lendo

      Refeição balanceada seguindo a pirâmide alimentar

      Refeição balanceada seguindo a pirâmide alimentar

      Apesar de ter nascido em 1992, as suas origens remontam a decada de 20, quando as autoridades de saude dos Estados Unidos tornaram-se consciente da importancia de uma boa nutricao. Em principio, a Pi...Continue Lendo

    Deixe Um Comentario para Saúde Cuidados Descubra as razões por trás da compulsão alimentar

    Nenhum Comentario para Saúde Cuidados Descubra as razões por trás da compulsão alimentar

    Você está lendo um artigo da categoria: Saúde do Corpo , de nome Descubra as razões por trás da compulsão alimentar