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Boa noite de sono é essencial para a saúde

Boa noite de sono é essencial para a saúde

Pesquisas médicas mostram que o sono inadequado pode causar doenças físicas e emocionais.
O sono é muito importante para evitar riscos à saúde, e o descanso inadequado traz consigo problemas físicos e emocionais. Isto foi relatado pela Drª. Leticia Ortiz Arenas, uma pesquisadora do Instituto Mexicano de Seguro Social (IMSS), em Jalisco. Portanto uma Boa noite de sono é essencial

Arenas, que é Professora Associada de Medicina do Trabalho e Residência, no Hospital Regional Geral IMSS, advertiu que, para cumprir todas as suas tarefas em casa e no trabalho, os trabalhadores, especialmente mulheres, passam a maior parte do dia ativos, e isso traz diversas consequências, a mais representativa, a insônia. Indicou que, quando a pessoa cai em insônia, entra em um círculo vicioso e terá que tomar medicação para dormir, mas também este repouso insuficiente vai criar problemas de nível gástrico, com dispepsia ou má digestão. O que por sua vez resulta em má absorção de nutrientes, “por mais que se tente comer de forma saudável, se você tiver indigestão o aproveitamento de vitaminas, minerais e outros conteúdos de seu dieta, não será correto”, disse.

Os efeitos emocionais

Outro ponto importante sobre a falta de um sono reparador, continuou ela, é na esfera emocional: quem não dorme bem tende a desenvolver transtornos de ansiedade mais facilmente, o que irá agravar justamente por não conseguir dormir.

Boa noite de sono é essencial para a saúde 1

Ela disse que esse impacto pode ser ainda mais grave em pessoas alguma doença, como é o caso das pessoas que sofrem de epilepsia, porque quando elas não dormem bem, tendem a desenvolver mais frequentemente convulsões características desta doença.

Seis horas são suficientes

Dito isto, a proposta contempla uma educação do trabalhador, no sentido de levar mais a sério a importância do descanso adequado, o que é obtido com um mínimo de seis horas de sono diárias.

Ela ressaltou que, mesmo aqueles que têm trabalhos noturnos devem, com o apoio de sua rede social (definido como o círculo da família e amigos próximos), encontrar o mínimo de seis horas por dia para dormir e se recuperar da atividade todos os dias. “Nosso organismo está acostumado a dormir durante a noite, quando você altera esse ciclo é que os distúrbios ocorrem”, mas o corpo é capaz de se adaptar a essas mudanças, mencionou. É importante que “quer durante o dia ou à noite, que haja espaço para dormir e que também haja dois aspectos fundamentais: a escuridão e a ausência de ruído” e é aí que o apoio da rede social do indivíduo desempenha um papel importante. Insistiu que o sono inadequado, além dos efeitos já mencionados a nível orgânico e emocional, diminui o estado de alerta do indivíduo, tornando-o mais vulnerável a acidentes potencialmente fatais, daí a importância de se ter um sono mais sério, que deverá cobrir de seis a nove horas por dia.

10 dicas para uma boa noite de sono
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