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Alimentos para fortalecer os ossos!

Alimentos para fortalecer os ossos

Tanto nos períodos de crescimento quanto na vida adulta é importante estar ciente da saúde dos nossos ossos. Alimentos com cálcio e vitamina D são essenciais para o crescimento saudável e para prevenir doenças como a osteoporose. Quer saber mais sobre a saúde dos seus ossos?

Obtenha ossos fortes com uma alimentação saudável. Como te dissemos, para ter ossos fortes, é importante incluir alimentos com cálcio e vitamina D. O cálcio ajuda que os ossos sejam fortes e resistentes, e a vitamina D é importante porque, sem ela, o cálcio pode não ser absorvido pelos ossos.

Pessoas com menos de 50 anos devem consumir 1.000 miligramas de cálcio e 200 unidades internacionais de vitamina D.

Para aqueles com mais de 50 anos, a dose diária recomendada é de 1.200 miligramas de cálcio e 500 UI de vitamina D. Mas quais os alimentos, além dos já conhecidos (como o iogurte, leite ou queijo), são os mais recomendados? Então, vamos dizer-lhe!

Top 5 de alimentos com cálcio

  • Sardinhas: Apesar de você não acreditar, esses pequenos peixes contêm quantidades elevadas de cálcio e vitamina D. E eles são deliciosos!
  • Salmão: Outro peixe que você deve incluir em sua dieta, se você acha que seus ossos não estão totalmente em forma. Além dos benefícios de omega-3 que contém, também dá mais do que 100 % da dose diária recomendada de vitamina D. E é muito fácil de preparar! 20 minutos no forno, um pouco de limão e … delicia-se!
  • Alimentos para fortalecer os ossos 1

  • Espinafre: O espinafre é altamente recomendado, porque ele fornece uma grande quantidade de vitamina A e fibras. Mas ele também é uma ótima fonte de cálcio. Uma tigela de espinafre contém 25 % do cálcio diário recomendado, portanto, com um prato de espinafre pode ter certeza que não haverá falta de cálcio no organismo.
  • Sumo de laranja: Enquanto o sumo de laranja não contém cálcio, é bem conhecido que é a melhor fonte de vitamina D. Além disso, alguns estudos demonstraram que o ácido ascórbico, também ajuda na absorção de cálcio pelo corpo. Combina um copo de suco de laranja fresco com alguns dos outros alimentos que te recomendamos e seus ossos continuarão a ser muito fortes.
  • Atum: O atum, como o salmão, é um peixe muito rico em vitamina D. Um pequeno pedaço contém cerca de 39 % da dose diária recomendada de vitamina D. Por que não preparar um prato delicioso de espinafre com atum?

Dicas para manter a saúde dos ossos

Um dos problemas mais comuns na velhice é a osteoporose. Esta doença enfraquece os ossos e os torna mais suscetíveis a rachaduras, quebras e dores. Mas como podemos lutar contra esta doença?

  • Tenha uma dieta equilibrada: Certifique-se de incluir alimentos descritos acima em sua dieta. Manter bons níveis de cálcio e vitamina D vai ajudar a combater esta doença incômoda.
  • Exercício: Este é outro fator que influencia na osteoporose. As pessoas com estilo de vida sedentário são mais propensas a sofrer, então comece a praticar esportes de resistência e força, como caminhar, dançar, subir ou descer escadas.
  • Evite riscos: rachaduras e fissuras causam danos e dores ósseas à medida que envelhecemos. Tenha cuidado para não praticar atividades que possam comprometer a saúde dos seus ossos
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Cálcio fortalece os ossos e previne osteoporose
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