saúde cuidados

Alimentos essenciais para uma dieta saudável

Alimentos essenciais para uma dieta saudável

  • Abóbora e Cenoura

    São alimentos muito ricos em beta-caroteno. Os carotenóides são precursores da vitamina A, é que, uma vez ingeridos, o seu corpo os transforma em vitamina A.
    A vitamina A ajuda a fabricar anticorpos para prevenir a infecção e proteger as vias aéreas, ajuda na manutenção dos ossos, pele, vistas, entre outras.

    Além disso, tanto a abóbora quanto a cenoura são os alimentos que ajudam a perder peso, porque nós fornecem muito poucas calorias.

    Dica: É muito saudável consumir um suco natural, de preferência, na parte da manhã e cru para evitar a perda de nutrientes no processo de cozimento.

  • Couve de Bruxelas

    Estes pequenos legumes esverdeados são ricos em vitaminas A, C e ácido fólico, além de minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro.

    A vitamina A é essencial entre outros para a boa visão, para os ossos, pés e membranas do sistema circulatório.

    Eles são muito ricos em vitamina C e o seu conteúdo é ainda maior do que as laranjas ou limões. Esta vitamina auxilia na cura e reparação de feridas.

    O rico conteúdo nutricional desse alimento ajuda a proteger as células dos danos dos radicais livres, especialmente em doenças relacionadas ao trato respiratório.

    Dica: É aconselhável reduzir o tempo de cozedura para evitar a perda de vitaminas e minerais. Faça cortes para evitar que fiquem duras por dentro e que possam ser cozidas com o menor tempo possível.

  • Alho-poró

    O alho-porro é primo da cebola e do alho, pois pertence às plantas Liliaceae, embora seu sabor seja mais suave.

    O alho-porro é usualmente empregado em caldos ou sopas para dar sabor. Seu conteúdo calórico é muito baixo e é diurético e laxante, porque eles são ricos em fibras que ajudam a regular o intestino.

    Ele é rico em vitaminas A, C, B6 e minerais, potássio, cálcio, fósforo, sódio, ferro.

    Alimentos essenciais para uma dieta saudável 1

    O alho-poró também é notável por suas propriedades expectorantes, eles ajudam a manter o muco das vias respiratórias.

    Dica: Sempre que você pensar em um caldo, pense no alho-porro, seu sabor é mais suave do que a cebola ou alho e suas propriedades são extraordinárias para a época dos resfriados.

  • Imperador

    Este peixe é uma ótima alternativa para aqueles que são um pouco relutantes em comer peixe, porque sua textura é igual a de um bife, o gosto é bom e não tem espinhos.

    É essencial a ingestão de peixe para manter a dose diária de ômega -3, de modo benéfico para a nossa saúde por sua ação reguladora da pressão arterial e ácidos graxos, e de prevenção de doenças cardiovasculares.

    Entre as vitaminas contidas neste grupo de peixes destacamos a vitamina B tais como B3, B6, B9 e B12. O B3 é a parte mais alta na produção de energia a partir de carboidratos, gorduras e proteínas, assumindo o controle de armazenamento de glicogênio no fígado e músculo.

    Dica: Inclua peixe na sua dieta. Ainda há tempo! Tem sido demonstrado que a ingestão de peixes, duas vezes por semana, ajuda a reduzir o risco de morte súbita, enfarte de miocárdio.

  • Laranjas e tangerinas

    Essas frutas cítricas são ricas em vitamina C, um antioxidante natural com muitas propriedades benéficas para a nossa saúde.

    Essas frutas cítricas são ricas em água e pobres em calorias por isso são ideais para a realização de dietas.

    A vitamina C está envolvida diretamente na manutenção dos ossos, dentes, pele e colágeno. Desenvolve ações antitóxicas e antiinfecciosas.

    Dica: Tome diversas frutas de laranja ou tangerina por dia, ou, você pode combiná-las em um suco natural, sem retirar a polpa. Excepcional para começar o dia acompanhando o café da manhã!

  • Nozes

    As nozes são uma fonte saudável de calorias. Além de ser uma importante fonte de energia, a sua composição nutricional proporciona excelentes propriedades para a saúde. Elas são ricas em vitaminas E, A, B1, B6, ácido fólico e magnésio, e gorduras poliinsaturadas (ômega-3, ácidos graxos e ômega-6).

    As nozes são excepcionais para reduzir o nível de colesterol no sangue, promovem a circulação e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

    Além disso, elas são também ricas em fibras, que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo e o trânsito intestinal, o que também contribui para evitar casos de prisão de ventre.

    Dica: Coma entre 6 e 8 nozes por dia. Não vão lhe fazer engordar se você substituí-las por outras fontes de energia na dieta e seus benefícios são infinitos.

Alimentação Saudável...Comer bem ao longo da vida
Posts recentes Mais Visitados

Saúde Cuidados Relacionadas com Alimentos essenciais para uma dieta saudável

    Alimentos para fortalecer seus ossos

    Alimentos para fortalecer seus ossos

    Tanto nos periodos de crescimento quanto na idade adulta e importante estar ciente da saude dos nossos ossos. Os alimentos com calcio e vitamina D sao essenciais para que crescam saudaveis e previnem...Continue Lendo

    Alimentos para fortalecer os ossos!

    Alimentos para fortalecer os ossos

    Tanto nos periodos de crescimento quanto na vida adulta e importante estar ciente da saude dos nossos ossos. Alimentos com calcio e vitamina D sao essenciais para o crescimento saudavel e para preven...Continue Lendo

    Benefícios dos alimentos antioxidantes

    Benefícios dos alimentos antioxidantes

    Alimentos ricos em antioxidantes naturais nos protegem dos radicais livres, que sao a causa de doenca e envelhecimento das celulas. Muitos estudos ligam uma dieta rica em alimentos aos antioxidantes ...Continue Lendo

    5 Vegetais para cuidar da sua saúde

    5 Vegetais para cuidar da sua saúde

    Damos-lhe as chaves para te ajudar a cuidar do seu corpo com os 5 vegetais para cuidar da sua saude mais valorizados no outono-inverno. Por suas qualidades nutricionais, por suas propriedades muito b...Continue Lendo

Deixe Um Comentario para Saúde Cuidados Alimentos essenciais para uma dieta saudável

Nenhum Comentario para Saúde Cuidados Alimentos essenciais para uma dieta saudável

Você está lendo um artigo da categoria: Saúde do Corpo , de nome Alimentos essenciais para uma dieta saudável