saúde cuidados

Alergias Alimentares – Intolerância Alimentar

Alergias Alimentares - Intolerância Alimentar

A ingestão de determinados alimentos pode provocar que nosso corpo reaja de forma adversa contra eles, que não se tolerem de forma adequada, e, portanto, são uma fonte de problemas de saúde. Fique com mais esta incrível matéria sobre alergias e intolerâncias

Em primeiro lugar, dois conceitos diferentes têm de ser diferenciados de acordo com a manifestação clínica da pessoa:

  • Alergia alimentar: Processo medido mediante IgE contra a proteína de alimentos (alérgeno). Este fenômeno é caracterizado por aparecer rapidamente após a ingestão de alimentos. O alérgeno desencadeia uma série de reações em cadeia do sistema imunológico, incluindo a produção de anticorpos. Estes anticorpos causam a segregação de substâncias químicas que causam vários sintomas clínicos, tais como diarreia, urticária, eczema, prurido, asma. Neste processo, a reação de causa e efeito é muito rápida, de modo que as manifestações clínicas aparecem depois de poucas horas de haver ingerido o alimento e normalmente não há dificuldade para intuir que o alimento foi o que fez você se sentir mal.
  • Intolerância alimentar: Este processo é muito difícil de diagnosticar mediante um quadro sintomático habitual, já que não é causa direta de nosso sistema, a reação aos alimentos acontece muitas horas ou até mesmo dias após a ingestão. Exames laboratoriais comuns geralmente não detectam o que acontece com anticorpos IgG por isso é necessário um estudo específico. Este estudo é a obtenção de uma amostra de sangue do paciente e utilizando um método sofisticado se determina a produção de anticorpos IgG (imunoglobulina G), que o corpo desenvolve contra um determinado alimento.

Por isso, é importante saber que uma intolerância alimentar no corpo pode causar doenças crônicas , tais como:

Alergias Alimentares - Intolerância Alimentar 1

  • Intolerância alimentar e obesidade. Em pessoas obesas que não respondem aos tratamentos habituais de emagrecimento, podem experimentar uma perda de peso, eliminando de sua dieta diária alimentos contra os quais apresentem uma sensibilidade alta.
  • Distúrbios gastrointestinais (50 %). A dor abdominal, constipação, diarreia, flatulência, síndrome do intestino irritável. É a patologia que mais se sugere pensar em intolerância alimentar.
  • Distúrbios dermatológicos (16%). Acne, eczema, psoríase, erupções cutâneas, urticária, prurido.
  • Distúrbios psicológicos (11%). Ansiedade, letargia, depressão, fadiga, náuseas, hiperatividade (especialmente em crianças).
  • Distúrbios neurológicos (10 %). Dor de cabeça, enxaqueca, tontura, vertigem.
  • Desconforto respiratório (10%). Asma, rinite, da dificuldade respiratória. Em alguns casos podem sobrepor-se com um processo alérgico.
  • Outros (menos do que 5 %). Artrite, fibromialgia, articulações inflamadas.
  • Entre 20 a 30% da população sofre entre as diferentes manifestações clínicas, efeitos derivados da intolerância alimentar. Isso não significa que uma das patologias listadas acima são consequência de uma intolerância, mas diferentes estudos mostraram que, em algumas pessoas, elas podem influenciar a exacerbação dos sintomas.
  • Na prática, este tipo de estudo é feito a partir de uma amostra de sangue onde se mede como cada alimento reage em nosso organismo, atualmente se realizam testes que incluem um estudo de mais de 200 alimentos da dieta típica mediterrânea.
ALERGIA ALIMENTAR X INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
Posts recentes Mais Visitados

Saúde Cuidados Relacionadas com Alergias Alimentares – Intolerância Alimentar

    Porque é importante comer de forma saudável

    Porque é importante comer de forma saudável

    Porque e importante ter uma alimentacao saudavel, esta e uma pergunta que todos nos devemos nos fazer. Comer de forma saudavel tornou-se, hoje, nao apenas o objetivo de muitas pessoas, agora estabele...Continue Lendo

    A Cafeína como Suplemento Desportivo

    A Cafeína como Suplemento Desportivo

    A cafeina como um suplemento para o desporto pertence ao grupo de substancias naturais (lipotropicos que promovem a utilizacao de gordura) e e de carater termogenico (acelera o metabolismo). A cafein...Continue Lendo

    A dieta da mãe afeta a criança

    A dieta da mãe afeta a criança

    A dieta da mae nao e vista tanto quanto a do bebe recem-nascido. Muitas vezes, nos nos preocupamos com a saude de uma pessoa a partir do momento do nascimento. Por isso cuidado pois A dieta da mae af...Continue Lendo

    Propriedades graviola

    Propriedades graviola

    A graviola fornece muitas propriedades nutricionais e terapeuticas, incluindo o combate a alguns tipos de cancer. Estaremos falando agora de uma fruta deliciosa e cheio de propriedades terapeuticas e...Continue Lendo

Deixe Um Comentario para Saúde Cuidados Alergias Alimentares – Intolerância Alimentar

Nenhum Comentario para Saúde Cuidados Alergias Alimentares – Intolerância Alimentar

Você está lendo um artigo da categoria: Saúde do Corpo , de nome Alergias Alimentares – Intolerância Alimentar