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A vitamina C da laranja: uma aliada da sua saúde

A vitamina C da laranja: uma aliada da sua saúde

A vitamina C que têm as laranjas se torna sua aliada perfeita para prevenir e combater o resfriado. Elas são um fruto delicioso, suculento, perfumado, refrescante, delicioso, empregado em milhares de receitas. As laranjas são geralmente disponíveis a partir do inverno até o verão com as variações sazonais, dependendo da variedade.
As laranjas são uma das frutas mais populares do mundo

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Nutrientes das laranjas: não só vitamina C

Tomando como medida uma laranja: Aproximadamente de 130 gramas, veremos a enorme quantidade de nutrientes que tem este delicioso fruto. Abaixo a porcentagem de valor diário que este nutriente supõe em uma dieta de 1.800 calorias:

  • Vitamina C: 69,69 mg. Valor Diário: 116%
  • Fibra: 3,14 mg. Valor Diário: 12,5%
  • Fosfato: 39,30 mcg. Valor Diário: 9,8%
  • Vitamina B1: 0,11 mg. Valor diário: 7,3%
  • Potássio: 237,11 mg. Valor diário: 6,7%
  • Vitamina A: 295 UI. Valor diário: 5,8 %
  • Cálcio: 52,40 mg. Valor Diário: 5,2%
  • Calorias: 61. Valor Diário: 3%

A vitamina C da laranja: uma aliada da sua saúde 1

Note-se que uma laranja tem mais de 170 fitonutrientes (nutrientes de plantas) e mais de 60 flavonóides diferentes ( Flavonóides são pigmentos naturais encontrados em frutas e vegetais e protegem o corpo contra os danos causados por substâncias ou elementos oxidantes ) com efeitos anti- inflamatórios, anti- tumor e antioxidantes muito significativos, mas vamos olhar mais de perto os efeitos sobre a saúde

As laranjas e os seus benefícios para a saúde

Os Fitonutrientes, em combinação com a vitamina C da laranja conferiemuma proteção antioxidante extraordinária e suporte imunológico. É por isso que ela é tão eficaz na prevenção de resfriados.

Muitos estudos têm mostrado que o consumo de vegetais e frutas ricos em vitamina C está associado a um menor risco de morte por outras causas, incluindo doenças cardíacas, derrames e câncer.

Um relatório da Organização Mundial de Saúde chamado “Dieta, Nutrição e Prevenção de Doenças Crônicas”, sustenta esses argumentos. Ele afirma que uma dieta que tem citros oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido ao ácido fólico (fosfato pertence à família das vitaminas do complexo B) que tem, e de potássio, o que ajuda a baixar a pressão arterial e protege contra arritmias do coração.

Isto é complementado com a vitamina C, carotenóides (Carotenóides são pigmentos orgânicos que dão cor ao fruto de laranja) e todos os flavonóides protetores cardiovasculares.

E se isso não bastasse, outros benefícios de laranjas…

Nos EUA, se realizou o relatório CSIRO, que mostrou o exposto, e acrescentou mais efeitos positivos desta excelente fruta: melhora a artrite, asma, doença de Alzheimer e declínio cognitivo, Parkinson, degeneração macular, diabetes, cálculos biliares, esclerose múltipla, gengivite, cataratas, e doença de Crohn.

Por fim, o relatório assinala que laranjas e cítricos em geral têm um efeito protetor contra o sobrepeso e a obesidade por causa de seu baixo índice glicêmico e da quantidade de fibra que eles têm.

As fibras ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, o que pode ajudar a explicar porque laranjas podem ser um lanche muito saudável para as pessoas com diabetes. Além disso, o açúcar natural da fruta, a frutose, ajuda a que os níveis de açúcar no sangue não aumentem muito depois de comer.

Além disso, a fibra de laranja ajuda a reduzir o resfriado.

Tipos de laranjas

As laranjas são classificadas em duas categorias: doces e amargas, as doces são as mais consumidas. As amargas são usadas especialmente para fazer compotas e licores aromatizantes.

Você sabia que….?

Antes do século XX, laranjas eram muito caras e, portanto, não consumidas regularmente, somente em feriados e dias especiais como o Natal. A China é o seu país de origem.

POR QUE A VITAMINA "C" É TÃO IMPORTANTE
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