saúde cuidados

A verdade sobre os Antibióticos

A verdade sobre os Antibióticos

Os antibóticos são uma ferramenta muito poderosa para combater infecções geradas por bactérias, mas não têm efeito sobre doenças virais. Nessa incrível matéria vamos dar uma ênfase no uso dos antibióticos, na maneira certa de usá-los e nunca usar indiscriminadamente pois estes mau usados fazem mal a saúde e podem ainda deixar as bactérias resistentes aos antibióticos gerando assim problemas futuros mais graves, portanto A verdade sobre os Antibióticos.

Tenha cuidado com os antibióticos

Os antibióticos são medicamentos utilizados para matar as bactérias e que são prescritos pelos médicos. No entanto, na prática, muitas pessoas utilizam antibióticos para tratar uma variedade de doenças, incluindo constipações causadas por vírus, mas os antibióticos não têm efeito sobre estes. Tal fato faz com que se produza resistência aos antibióticos por bactérias.

Resistência aos Antibióticos

Os pesquisadores de todo o mundo têm demonstrado que o uso contínuo e inadequado de antibióticos para tratar infecções diferentes está causando que as bactérias fiquem mais resistentes a drogas, de modo que leva o paciente a desenvolver infecções resistentes aos tratamentos atuais, com o risco que isso implica.

A verdade sobre os Antibióticos 1

Bactérias, ao longo do tempo, desenvolvem habilidades especiais para evitar serem atacadas pelos antibióticos mais utilizados e, portanto, muitas pessoas com infecções causadas por estas bactérias não podem ser tratadas com medicamentos que foram usados há alguns anos atrás e devem usar outros antibióticos muito mais poderosos, que geralmente tendem a ter maiores efeitos adversos e perigosos para a saúde de quem os consome.

Por que você tem que ter cuidado com o uso de antibióticos?

Se usarmos antibióticos quando não são realmente necessários, eles não serão eficazes quando realmente forem necessários. Cada vez que usamos um antibiótico, corremos o risco de ser infectados com bactérias que são resistentes aos mesmos e, portanto, teremos mais problemas do que eles podem resolver. Cada vez ocorre uma mutação de bactéria, fica mais difícil para tentar matá-la, assim que muitos antibióticos que usamos hoje não serão eficazes em poucos anos e podem ocasionar a mutação de um tipo de bactéria que ficará resistente ao modo de ação que tenha esse antibiótico. Estas bactérias novas podem causar infecções mais graves e duram mais tempo, e você vai precisar usar antibióticos cada vez mais fortes e caros.

Devemos também dizer que o mau uso de antibióticos não vai fazer você se sentir melhor, curar sua doença ou evitar a transmissão da infecção, porque eles não têm nenhum efeito sobre essas bactérias resistentes. Sabendo disso, é muito importante que você saiba os efeitos negativos que pode ter um antibiótico em seu corpo antes de consumi-lo.

Sempre fale com o seu médico

É importante, você nunca se auto-medicar com antibióticos no tratamento de uma doença, porque você não tem todo o conhecimento necessário para fazer um diagnóstico preciso da sua condição médica. Por esta razão, é imperativo que você sempre visite o consultório médico para que ele possa te prescrever o antibiótico que terá uma maior eficiência para o tipo de bactéria que você esteja enfrentando, pois desta forma você leva menos tempo para curar-se e reduz as chances de esta bactéria poder se tornar uma das bactérias resistentes à medicação que está tomando.

Nunca se auto medique! Visite o seu médico de confiança para que ele lhe receite o medicamento certo.

Mito ou verdade? Bebida alcoólica corta o efeito do antibiótico?
Posts recentes Mais Visitados

Saúde Cuidados Relacionadas com A verdade sobre os Antibióticos

    Dicas para Prevenção de Resfriado

    Dicas para Prevenção de Resfriado

    vamos te dizer algumas dicas para prevenir resfriados que vao ajudar a economizar com este grande inconveniente, pois este e um dos males que mais afetam a populacao nas epocas de frio e ou de chuvas...Continue Lendo

    Infecções do trato urinário: Por que as mulheres sofrem mais do que os homens?

    Infecções do trato urinário: Por que as mulheres sofrem mais do que os homens?

    Ao longo da vida nao e incomum que tanto homens quanto mulheres sofram de infeccoes do trato urinario. Na maioria dos casos, o tratamento e simples e esta enfermidade transcorre sem complicacoes. No ...Continue Lendo

    Otite externa: o pesadelo todo nadador!

    Otite externa: o pesadelo todo nadador!

    Se voce ja praticou, ou mesmo pratica a natacao, esta infeccao deve ser familiar para voce, mais de 80 % dos nadadores olimpicos sofreram pelo menos um episodio de otite externa, mas o que e otite ex...Continue Lendo

    Como combater os germes da sala de aula?

    Como combater os germes da sala de aula?

    As salas de aula muitas vezes se tornam o lugar ideal para a sobrevivencia de virus e bacterias. Se seu filho tem frequentes resfriados ou gripes, isto nao significa algo estranho, mas nunca e demais...Continue Lendo

Deixe Um Comentario para Saúde Cuidados A verdade sobre os Antibióticos

Nenhum Comentario para Saúde Cuidados A verdade sobre os Antibióticos

Você está lendo um artigo da categoria: Saúde do Corpo , de nome A verdade sobre os Antibióticos