saúde cuidados

A obesidade é uma consequência da genética?

A obesidade é uma consequência da genética

Com a ajuda de inúmeros estudos determinou-se a existência de um gene que pode determinar o peso de um indivíduo. Este gene é chamado FTO, que atua alterando o apetite, inibindo a sensação de saciedade. Fique agora com mais esta incrível matéria sobre obesidade

Qual é o papel do gene FTO na obesidade? Tenhamos claro que a obesidade é devido a 70% de causas externas, e 30% por herança, ou seja, genes. E cerca de um em cada seis pessoas tem este gene no sangue.

Pessoas com duas cópias de uma variante deste gene, são susceptíveis de sentir fome mais cedo após uma refeição.

No entanto, os estudos mostraram que esta variante do gene afeta o cérebro, mudando a forma com que este se relaciona com o alimento.

Por que isso acontece?

Isso acontece porque as pessoas que carregam essa variante genética no sangue, aumentam a produção do hormônio grelina, que é conhecido como o hormônio da fome, uma vez que a quantidade deste hormônio no sangue aumenta antes das refeições e diminui após a ingestão de alimentos.

Isto significa que os indivíduos com esta variedade de gene tem uma resposta fraca de saciedade. O que faz com que a pessoa não perceba quando está cheia.

Um dado curioso.

Você deve saber que ter o gene duplo da variante FTO não é uma anomalia do seu corpo, ele é simplesmente um sinal claro de evolução, já que estes indivíduos são biologicamente programados para comer mais do que as gerações anteriores.

Mas lembre-se que nem todo mundo que tem este gene tem à frente um futuro com a obesidade, essa crença é falsa, pois nem todos os indivíduos com este gene no sangue são obesos, simplesmente a pessoa tem um risco mais elevado se não prestar atenção a sua dieta.

A obesidade é uma consequência da genética 1

Dicas para combater a obesidade

Certamente deve haver outros fatores que causam a obesidade e que os cientistas ainda não encontraram, mas com certeza essas dicas podem ajudá-lo a deter ou eliminar a possibilidade de que você sjar obeso:

  • Comer 3 vezes ao dia e se você quiser, pode sempre comer um lanche entre as refeições, evitar ficar mais do que 4 horas sem comer.
  • Coma produtos com pouca gordura, como leite desnatado.
  • Se você gosta de comer carne, melhor que sejam apenas as brancas (frango, peru, peixe e atum).
  • Alterar a estrutura de seus pratos, onde o acompanhamento principal sejam os vegetais, podem ser saladas, sopas de legumes ou pudins.
  • Comece a medir as quantidades.
  • Se você está procurando uma sobremesa vise selecionar frutas, iogurte desnatado ou pudins sem açúcar.
  • Não coma alimentos fritos. Encontre uma maneira de comer apenas alimentos assados, cozidos ou grelhados.
  • Beba muita água sem açúcar: 2 litros por dia, e tente beber um copo ao acordar, antes do almoço e antes do jantar.
  • Coloque seus sapatos e faça uma caminhada, ir a pé para o trabalho, levar seus filhos à escola, enquanto você se exercita, não se contente com caminhar 30 minutos por dia e vá. Seu corpo é muito mais forte do que você pensa.
  • Acostume-se a ler a rotulagem nutricional dos alimentos que você come, procure produtos sem açúcar, pobres em gordura e ricos em fibras.
COMBATE A OBESIDADE
Posts recentes Mais Visitados

Saúde Cuidados Relacionadas com A obesidade é uma consequência da genética?

    Por que a comida dos restaurantes têm mais calorias do que o recomendado?

    Por que a comida dos restaurantes têm mais calorias do que o recomendado?

    Erroneamente pode-se pensar que os chefs de restaurantes com o conhecimento e habilidade que tem manipulam corretamente os alimentos para fornecer refeicoes saudaveis. No entanto, pensa-se errado, po...Continue Lendo

    A dieta da mãe afeta a criança

    A dieta da mãe afeta a criança

    A dieta da mae nao e vista tanto quanto a do bebe recem-nascido. Muitas vezes, nos nos preocupamos com a saude de uma pessoa a partir do momento do nascimento. Por isso cuidado pois A dieta da mae af...Continue Lendo

    Selecionamos Alimentos que queimam gordura

    Selecionamos Alimentos que queimam gordura

    Recomendamos neste artigo 4 alimentos que queimam gordura. Eles sao especialmente bons para a sua capacidade de estimular o metabolismo, combater a obesidade, estimular o sistema imunologico, e equil...Continue Lendo

    Porque o acúmulo de gordura é o nosso inimigo?

    Porque o acúmulo de gordura é o nosso inimigo?

    O acumulo de gordura no corpo esta se tornando uma epidemia global. E incrivel ver como a obesidade esta se espalhando sobre a populacao, sem que nenhum governo tente resolver este problema. Na luta ...Continue Lendo

Deixe Um Comentario para Saúde Cuidados A obesidade é uma consequência da genética?

Nenhum Comentario para Saúde Cuidados A obesidade é uma consequência da genética?

Você está lendo um artigo da categoria: Saúde do Corpo , de nome A obesidade é uma consequência da genética?