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Proteína na alimentação

Proteína na alimentação

As proteínas nos alimentos que comemos servem para reparar células danificadas e mantê-las atualizadas. A estrutura básica da proteína é uma cadeia de aminoácidos. Em muitas dietas que você vê aqui, publicadas por nosso site, destacamos fortemente a importância das proteínas para uma refeição saudável, fique aqui com mais esse incrível matéria sobre a utilização de proteína na alimentação.

Para ter uma vida feliz, devemos comer corretamente, pois nossas refeições interferem muito em nosso bem estar. A maioria dos nutricionistas concorda que a dieta ideal deve conter uma média de:

  • 30% de Proteína.
  • 40% de hidratos de carbono.
  • 30% de gorduras boas.
  • Você leu certo: 40% de carboidratos! Alguns nutricionistas aconselham até 50%.

Função das proteínas

Cada célula de nosso corpo contém proteínas. É uma parte importante da pele, músculos, órgãos e glândulas. As proteínas são também encontradas em todos os fluidos corporais, excepto bílis e urina.

Precisamos de proteína em sua dieta para ajudar a reparar as células danificadas do corpo e criar novas células. A proteína é também importante para o crescimento e desenvolvimento durante a infância, adolescência e gravidez.

Alimentos fontes de proteínas

Quando as proteínas são digeridas são liberados aminoácidos. O corpo necessita de um certo número de aminoácidos para quebrar a comida.

Os aminoácidos são encontradas em vários produtos de origem animal como carne, leite, peixe e fontes de ovos, bem como em fontes vegetais, como soja, feijão, legumes, manteigas vegetais e alguns grãos, tais como gérmen de trigo.

Proteína na alimentação 1

Os aminoácidos também podem ser utilizados como fonte de energia pelo organismo. Eles são classificados em dois grupos: os aminoácidos essenciais e não essenciais.

Não há necessidade de comer produtos de origem animal para obter toda a proteína necessária na dieta. Existem alguns vegetais e legumes com um nível elevado de proteína, existem cada vez mais populares as dietas vegetarianas.

Os aminoácidos são classificados em dois grupos:

  • Essencial: não pode ser criado por nosso corpo, por isso devemos ingereir estes através da comida.
  • Não essencial: o corpo cria a partir dos aminoácidos essenciais quando decompõe a proteína após a ingestão.

Recomendações para dieta

Uma dieta rica em carne pode contribuir para aumentar os níveis de colesterol ou causar outras doenças, tais como a gota. Uma dieta rica em proteína também pode sobrecarregar os rins.

Por isso, recomendo uma dieta nutricionalmente balanceada que contém proteína suficiente. As pessoas saudáveis raramente precisam de suplementos de proteína.

A quantidade diária recomendada de proteína depende da idade e da saúde. Duas a três porções de alimentos ricos em proteína atende às necessidades diárias da maioria dos adultos.

Importância da proteína na alimentação
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